Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Música

Nina Becker e Marcelo Callado lançam disco gravado em casa

No álbum "Gambito Budapeste", o casal registra letras confessionais em estilos diversos

Parte das canções do repertório nasceu durante o último Reveillón, quando o casal se isolou por dias

ADRIANA FERREIRA SILVA
ENVIADA ESPECIAL AO RIO

Tudo começou num janeiro chuvoso em Brejal, distrito de Itaipava (RJ), lugar escolhido por Nina Becker, 38, e Marcelo Callado, 32, para comemorar o Ano-Novo de 2011.

Com a perspectiva de ficar sem internet e telefone por oito dias, ela, cantora e integrante da Orquestra Imperial, ele, baterista das bandas Cê, de Caetano Veloso, e Do Amor, colocaram na mala instrumentos musicais, computador e decidiram que o tempo no meio do mato seria gasto em fazer música.

Começavam ali as gravações de "Gambito Budapeste", disco que tem a delicadeza dos trabalhos de Nina, as experimentações dos projetos de Callado e foi gestado, como a bebê que eles esperam, Cora, inteiramente na intimidade do casal.

Isso quer dizer que, além de pensarem as letras enquanto dividiam o sofá, personagem da canção "Cadê Você?", a dupla gravou todas as faixas no apartamento em que vive em Ipanema, no Rio.

Mas isso não foi de caso pensado, conta Nina. "Tínhamos data reservada no estúdio, quando o [produtor Carlos Eduardo] Miranda disse para cancelarmos tudo."

"Nunca vou esquecer das palavras que ele usou: 'Esse disco tem que ter o cheiro da casa de vocês. Vocês têm de tirar sons de todos os cantos'", completa Callado.

E assim foi. Os dois se divertem lembrando que, para conseguir uma boa sonoridade, músicas foram interpretadas dentro do box do banheiro ou com Nina trancada no armário do quarto.

"Levei ao pé da letra o conselho do Miranda e decidi tirar o melhor som possível dos equipamentos que tínhamos", afirma Callado.

Até por isso, diz ele, houve espaço para experiências com estilos diversos e improvisos. A canção "Packing to Leave", por exemplo, tem o som dos fogos de artifício do Réveillon no Brejal, e "De Cor Coração", o barulho de um caminhão de lixo.

As participações de artistas como Rubinho Jacobina seguiram no mesmo clima. "A gente convidava os amigos para comer uma macarronada e gravava", diz Nina.

Já o título do CD, descreve Callado, vem da junção de apelidos do casal. "Gambito é, na verdade, cambito, de pernas finas. A gente também se chamava de peste."

As letras, por fim, são um retrato da relação. "A saudade é um tema que se repete, porque é algo recorrente em nosso dia a dia", conta Nina.

Por um tempo, no entanto, eles não se desgrudam: em São Paulo, o lançamento ocorre dia 12, no Auditório Ibirapuera.

GAMBITO BUDAPESTE
ARTISTA Nina Becker e Marcelo Callado
GRAVADORA Yb Music/Embolacha
QUANTO R$ 21, em média

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.