Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Protagonista espelha críticas de autor ao país

FERNANDA EZABELLA
DE LOS ANGELES

O roteirista Aaron Sorkin fala como uma metralhadora giratória, seu topete aloirado voando de um lado para o outro.

Ganhador de quatro Emmys e um Oscar (este pelo roteiro de "A Rede Social"), ele participa de uma entrevista com jornalistas estrangeiros em Los Angeles para divulgar seu novo seriado, mas resolve fazer um monólogo de 20 minutos sobre a estupidez dos republicanos.

É como se tivesse baixado em Sorkin o protagonista Will McAvoy (Jeff Daniels), o âncora de TV em "The Newsroom", que causa indignação ao afirmar publicamente que os EUA estão longe de ser o melhor país do mundo.

"Há pessoas que acharam isto antipatriótico, mas eu discordo. Sou bastante patriótico, sou romântico em relação aos EUA", diz Sorkin, criador e produtor-executivo do novo programa.

Ele afirma que os EUA continuam sendo um grande país, mas se esquiva ao responder se seria o maior país do mundo.

"Sem dúvida é um grande país. Mas não confundam o que um personagem diz com o que eu acredito."

Entre o corre-corre pelo furo jornalístico, a equipe de Will McAvoy precisa lidar com os humores do chefe e seus embates com a nova produtora-executiva do programa, Mackenzie MacHale (Emily Mortimer), uma jornalista cheia de idealismo que volta aos EUA após uma temporada cobrindo guerras.

Ela é americana filha de britânicos, por isso o sotaque inglês, e ex-namorada de McAvoy, num caso que terminou mal muitos anos atrás.

"Ela fala sobre América com tanto patriotismo que poderia soar ultranacionalista, mas este sotaque estranho tira um pouco o perigo de isso acontecer", diz Emily Mortimer ("Ilha do Medo"). Como outros atores da série, ela fez laboratório na CNN como preparação para o trabalho.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.