Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ator de 'Game of Thrones' vive autor mineiro

Brasileiro Lino Facioli, 12, participou de série e agora interpreta Fernando Sabino no filme 'O Menino no Espelho'

Radicado em Londres, garoto disputou vaga com mais de 2.000 crianças na adaptação da saga de fantasia

VITOR MORENO
ENVIADO ESPECIAL A CATAGUASES (MG)

Entre decapitações e batalhas sangrentas, uma cena chamou a atenção no primeiro ano de "Game of Thrones": a do garoto Robin Arryn mamando no seio da mãe.

O herdeiro de uma das casas nobres da série é vivido pelo brasileiro Lino Facioli, 12, que, na gravação, sugou uma prótese de borracha. Tinha gosto de tinta, ele depois contou aos pais, o ilustrador Cako Facioli e a designer Claudia Schmidek.

Essa não foi a primeira experiência profissional do garoto, que mora desde os quatro anos na Inglaterra e começou a atuar para dar vazão à sua veia "dramática", como ele mesmo define.

"Uma vez assisti a um programa de natureza e saí fantasiado de flamingo", exemplificou à Folha. "Fiquei um tempão num pé só."

Lino está no Brasil rodando seu primeiro trabalho em português, a adaptação do livro "O Menino no Espelho", de Fernando Sabino. No filme, ele vive Fernando e Odnanref, seu reflexo.

"É meu primeiro filme infantil, todos os outros eram adultos e não pude ver nenhum deles", lamentou. "Só vi uma propaganda."

Ele diz que ainda não sabe se volta a trabalhar no país quando acabarem as filmagens, nas próximas semanas.

"Se achar que vale à pena, vou fazer sem importar o lugar", explicou o menino, que diz que aceitaria atuar em uma novela por aqui.

"Não é a coisa que eu mais tenho vontade de fazer, mas quase nunca recuso trabalho", diz. A mãe pondera, contudo, que isso seria mais complicado por causa do longo período de gravações.

Os planos de Lino, contudo, são mais ambiciosos: ele sonha trabalhar com os diretores Wes Anderson e Steven Spielberg ou contracenar com Harrison Ford.

CARREIRA

Lino tinha 7 anos quando a mãe o matriculou em um curso de teatro após a professora estranhar as fantasias com que ele ia à escola. Partiu dele o pedido para ser incluído no casting da agência de talentos do curso.

Na primeira audição, apesar de não ter ganho o papel, escreveram um novo personagem só para ele. O filme acabou não acontecendo.

O primeiro trabalho de fato foi num curta do brasileiro Daniel Florêncio, amigo dos pais. Na sequência, viveu o filho de Russell Brand em "O Pior Trabalho do Mundo" (2010) e não parou mais.

Lino, que volta no terceiro ano de "Game of Thrones", deve gravar sua participação ainda neste ano na Irlanda do Norte. "Não tenho ideia do que vai acontecer porque minha mãe não deixou eu ler os livros", desconversa.

Para sua informação, Lino, o personagem ainda dá muito o que falar na saga.

O jornalista VITOR MORENO viajou a convite da produção do filme

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.