Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Filme condensa passagens do texto original

DO ENVIADO A CATAGUASES (MG)

"Porrada! Porrada!", grita um grupo de 40 alunos no pátio do colégio. Todos ficam surpresos quando o fracote Fernando derrota o que hoje seria definido como seu "bullyier". Ele sai carregado pelos colegas, que vibram.

A cena reflete como o roteiro do filme "O Menino no Espelho" condensou as histórias do livro homônimo de Fernando Sabino. No original, a briga e o momento em que o menino é ovacionado são episódios isolados.

"Num primeiro momento, você quer colocar tudo, mas acabamos pegando o que parecia mais original", explicou à Folha o produtor André Carreira. "Trabalhamos com muita liberdade em cima do livro", concorda o diretor Guilherme Fiúza Zenha. Ambos também assinam o roteiro, junto com Cristiano Abud.

NICHO

A ideia de adaptar o texto surgiu quando Zenha ganhou o livro da mulher, após outro projeto voltado para o público mais jovem não ir para a frente.

"Vejo que existe um desejo de realizadores e produtores de ter projetos para esse nicho", explicou.

"Há muitos anos, quando se fala em produção infantil no Brasil, se pensa em Xuxa e Renato Aragão", ponderou Carreira. "Percebemos que havia espaço para algo mais elaborado esteticamente."

Sem filhos, Zenha diz que não foi difícil gravar com crianças. "O dia mais tranquilo foi o que só tínhamos crianças no set", brincou ele, que citou como mais complicadas as cenas com fogo, chuva, cães e baratas. O filme chega aos cinemas em 2013.

(VM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.