Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pouco conhecida no Brasil, soprano é estrela na Europa

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Eliane Coelho é a primeira brasileira a interpretar Brünnhilde. Para a soprano, o mais importante na hora de fazer o papel é... ter bons sapatos. "Fico quase quatro horas em pé", explica ela, que chega a perder três quilos por apresentação.

Nascida no Rio, em 1953, a cantora mora há mais de 30 anos na Europa. Desde 1991, reside em Klosterneuburg, na Áustria, com seus dois filhos -que preferem o cantor Prince à ópera.

No país, onde música de concerto faz parte do gosto popular, Eliane é uma estrela do pequeno elenco da Ópera de Viena, casa das mais renomadas do gênero no mundo.

Já cantou ao lado dos tenores Placido Domingo e José Carreras, além de ter atuado com Luciano Pavarotti.

Sua paixão pela ópera surgiu aos 16 anos, quando foi levada pelos pais para assistir "La Traviata", de Verdi. Coelho chegou a cursar arquitetura antes de perseguir o sonho de ser cantora lírica.

Uma coisa a aflige em "Crepúsculo": os horários dos espetáculos não permitirão que tire sua soneca vespertina, ritual que segue há anos. Outra mania, porém, permanecerá intocada: a cerveja bem gelada que gosta de tomar ao final da apresentação.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.