Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Orquestra jovem do Estado de São Paulo excursiona na Europa

É a primeira viagem do grupo ao exterior em 33 anos de existência

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Na mesma época em que a Osesp faz sua turnê europeia, a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo também se apresenta no Velho Continente. Formada por alunos da Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim, a sinfônica tocará no festival de verão MDR Musiksommer, na Alemanha, sob regência de seu diretor musical e maestro titular, Claudio Cruz.

Se viagens internacionais são rotina na Osesp, na Orquestra Jovem é tudo novidade: é a primeira excursão ao exterior em 33 anos de existência. O grupo se apresentará em duas pequenas cidades da Saxônia: Bad Elster e Tambach-Dietharz. O programa traz obras de Guerra Peixe, Debussy e Dvorák. De volta ao Brasil, a sinfônica mostra o mesmo repertório dia 26, às 11h, na Sala São Paulo.

Esse ano, a contratação de Claudio Cruz e um rígido processo de seleção fizeram o nível artístico da orquestra aumentar. O valor da bolsa de estudos mensal também subiu: de R$ 460 para R$ 1.000.

Para reforçar o caráter pedagógico da turnê, os músicos visitarão Leipzig, cidade em que o compositor Johann Sebastian Bach (1685-1750) atuou nos últimos anos de vida. "Conhecer as igrejas em que Bach trabalhou e o museu dedicado a ele é uma parte cultural importante da viagem", afirma Paulo Zuben, diretor da organização social que gerencia a escola.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.