Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mônica Bergamo

monica.bergamo@grupofolha.com.br

PRATO QUENTE

A possibilidade de réus do mensalão acessarem organismos internacionais para questionar o julgamento preocupa ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Na sessão de anteontem, Celso de Mello, o decano da corte, levantou a questão publicamente, em meio a outras discussões. Ricardo Lewandowski também já tocou no tema. O assunto deve voltar à pauta.

ACELERA

O temor de alguns ministros é que, na pressa para finalizar o mensalão, o STF atropele procedimentos e ritos. Réus condenados poderiam recorrer à Comissão Interamericana de Direitos Humanos com denúncias de violação da convenção, que poderá encaminhá-las à Corte Interamericana, em São José, na Costa Rica. O órgão não tem poder de mudar o resultado do julgamento, mas pode abrir processo contra o Brasil.

ACELERA 2

A menção de Mello ao assunto eletrizou o ambiente. "Uma Justiça que se preze não se submete a órgão internacional, ainda mais político", disse Joaquim Barbosa. Gilmar Mendes, que, como Barbosa e Carlos Ayres Britto, quer acelerar o julgamento, pontuou que em poucos casos há "tal cuidado de observância do devido processo legal" como no mensalão.

ACELERA 3

O decano manteve os argumentos. E lembrou que não se trata de submissão, mas sim de reconhecimento da jurisdição da Corte Interamericana de Direitos Humanos -à qual o Brasil aderiu espontaneamente no governo FHC. Em outra sinalização de que não concorda com a pressa, disse, em meio a um voto longo: "O tempo não nos aflige".

SALADA MISTA

Suellem Rocha, a Mulher Pêra, diz que "tá colada" no candidato a prefeito Celso Russomanno (PRB-SP). Ela, que tentou ser deputada federal pelo PTN em 2010, disputa vaga de vereador pelo PT do B, na coligação do apresentador. Caminha com ele, vestida de mulher fruta. Defende internet grátis e Lei Maria da Penha mais rigorosa. Seu slogan: "Não marque bobeira, vote na Pêra".

AGORA EU CANTO

Jorge Bispo

A atriz Mayana Moura, que estará na próxima novela das sete da Globo, "Guerra dos Sexos", faz show hoje no Studio SP. Ela acaba de lançar "Mayana", seu primeiro EP ("extended play", álbum com menos faixas), produzido por Tatá Aeroplano, Renato Cortez e Edgard Scandurra.

As oito canções que ela apresentará no palco são em inglês."Não sou contra o português, mas acho mais fácil me expressar em inglês, morei nos EUA", afirma a ex-modelo. Sobre voltar à TV em nova novela de Silvio de Abreu, diz: "É minha primeira comédia. Tô feliz da vida".

MALHAÇÃO

O grupo Lide, de líderes empresariais, quer entregar à presidente Dilma Rousseff um manifesto pedindo mais atenção à educação física. Guia-se por pesquisa feita em 2011 pelo Ibope com 450 escolas municipais e estaduais -30% não teriam espaço adequado à prática. O documento será produzido no Fórum Nacional do Esporte, que receberá em setembro ministros do governo.

SP É UMA FESTA

O estilista Pedro Lourenço, que desfila em Paris, vai mostrar em SP uma segunda coleção, na semana da SPFW, mas fora do evento.

-

As roupas serão até 50% mais baratas do que as apresentadas no exterior. Será uma linha para festas. "A mulher brasileira não tem vida urbana, não precisa de roupa para o cotidiano. Nem de bolsos, porque não toma metrô, joga todos os pertences no carro, que é sua cela."

BAÚ

Fim da polêmica: a ativista Sara Winter, primeira integrante do grupo feminista Femen no Brasil, não será punida por ter uma cruz de ferro, símbolo ligado ao nazismo, tatuada no ombro."As pessoas têm direito ao passado. Aceitamos ex-prostitutas, ex-nazistas e ex-direitistas. O importante é que ela agora é uma de nós", diz a ucraniana Inna Shevchenko, fundadora do Femen.

CURVAS

E Inna diz que as piqueteiras peladas europeias devem vir em excursão ao país em 2013. "É o país em que mais estamos crescendo."

AO VIVO

Pela primeira vez a cerimônia de entrega do Prêmio VMB da MTV Brasil terá um show com várias músicas.

-

E quem tocará no evento, em setembro, serão os Racionais MC's, grupo liderado por Mano Brown.

VESTIDOS PARA MATAR

Sandro Barros lançou nova coleção de vestidos, inspirada na África, anteontem em SP. A socialite Ruth Malzoni e as empresárias Cristiana Neves da Rocha e Jennifer Bresser foram recebidas na loja do Jardim Paulista por Renata Queiroz de Moraes, sócia de Barros e mulher de José Ermírio de Moraes.

JAPÃO NA TELA

O longa "Corações Sujos", de Vicente Amorim, teve pré-estreia no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca. Eduardo Moscovis e Celine Fukumoto estão no elenco.

CURTO-CIRCUITO

João Bosco estreia hoje a turnê nacional do álbum "40 Anos Depois", no Sesc Pompeia, às 21h. 18 anos.

"Cápsula do Tempo", mostra com roupas e acessórios de Ney Matogrosso, abre hoje no Centro Universitário Senac, às 9h.

O padre Reginaldo Manzotti faz hoje dedicatórias de obras suas, a partir das 18h, na Bienal do Livro.

Os DJs Robertinho e Sonia Abreu tocam hoje na Casa 92, em Pinheiros. 18 anos.

com ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER, CHICO FELITTI e LÍGIA MESQUITA

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.