Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Expedição fotográfica capta herança imigrante no Brasil

Repórter americano registra comunidades estrangeiras em SP

DOUGLAS GAVRAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dos registros dolorosos da vida de meninos de rua do Recife, onde Tyrone Turner morou no fim dos anos 1990, vieram a fluência em português e o olhar sensível para o Brasil.

Na quinta (16), o americano, repórter da revista "National Geographic", liderou uma expedição fotográfica pelo Bom Retiro (região central de São Paulo), documentando a imigração recente do país como parte do 4º Festival Herança Compartilhada.

Com poderosas objetivas ou meras câmera de celular, cerca de 70 pessoas fotografaram comunidades coreanos e bolivianos, perseguindo nuances da cidade em mutação.

"O Brasil me ensinou o que sei sobre enxergar o mundo pela perspectiva do imigrante e como transformar a realidade", resume Turner.

Turner nasceu em Nova Orleans, no sul dos EUA, e retornou à sua cidade natal para registrar os estragos causados pelo Furacão Katrina em 2005. Aqui, acompanhou romeiros no Ceará e visitou quilombolas no Maranhão.

O resultado do passeio fará parte de uma exposição em setembro no Sesc Bom Retiro. A mostra terá ainda imagens de bairros de imigrantes de Nova York feitas em julho por Marlene Bergamo, repórter fotográfica da Folha.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.