Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Segundo evento do Mutações em SP recebe Olgária Matos

Filósofa tratará da noção de presente e futuro na modernidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O segundo evento do ciclo Mutações ocorre hoje, às 19h30, no Sesc Vila Mariana (zona sul de São Paulo).

Com a palestra denominada "Entre o Passado e o Futuro: da Mens Momentânea à Imobilidade do Instante", a professora da Unifesp Olgária Matos falará sobre as noções clássicas de tempo e de futuro e proporá uma alternativa crítica com base na obra do filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940), pertencente à Teoria Crítica, especialidade de Matos.

No debate, a filósofa argumentará que nossa sociedade passa por mudanças quanto à concepção do tempo.

"É necessário que se substitua a noção de presente como 'espírito do momento'. Não devemos olhar o tempo livre como algo a ser preenchido por entretenimento, mas como um período para potencial reflexão sobre o futuro", afirma à Folha.

TEMPO E FUTURO

O assunto da conversa dialoga tanto com os temas do ciclo deste ano -concepções de tempo e futuro- quanto com os do ano passado, que discutiu o papel do ócio como um tempo para reflexão.

Outra crítica de Matos se refere ao que chama de "cultura de recordes". Para ela, "a busca da quebra de marcas, presente na modernidade, dificulta o desenvolvimento do aperfeiçoamento pessoal. Em detrimento do esforço que leva ao aprimoramento, o homem contemporâneo prefere bater recordes."

Novos encontros acontecem em São Paulo, sempre às 19h30, até o dia 11 de outubro.

MUTAÇÕES - O FUTURO QUE NÃO É MAIS O QUE ERA
QUANDO hoje, às 19h30
ONDE Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141; tel. 0/xx/11/5080-3000)
QUANTO ingressos esgotados
CLASSIFICAÇÃO livre

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.