Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Corrida pelo Oscar começa em Toronto

Maior festival de cinema das Américas se consolida como evento que antecede estreias premiadas em Hollywood

Cidade foi plataforma de lançamento de ganhadores do prêmio, como "O Discurso do Rei" e "O Artista"

FERNANDA EZABELLA
ENVIADA ESPECIAL A TORONTO

Embora sem o glamour europeu de Cannes ou de Veneza, a cosmopolita Toronto abre na noite de hoje o maior festival de cinema das Américas, com uma carta escondida na manga: começa agora o zum-zum-zum pré-Oscar.

Foi aqui que ganharam fôlego "Quem Quer Ser um Milionário?" (2008), "O Discurso do Rei" (2010) e "O Artista"(2011), vencedores do principal prêmio da Academia.

O mesmo aconteceu com "Guerra ao Terror" (2009), que só conseguiu achar distribuidor no evento canadense, apesar de ter estreado na festa italiana.

"Isto acontece principalmente porque somos um festival não competitivo. E também por causa das datas. Setembro é perfeito porque coincide com o cronograma de lançamento de filmes com potencial para prêmios", disse à Folha o diretor e presidente-executivo do Toronto International Film Festival (Tiff), Piers Handling, no cargo há quase 20 anos.

"Devagar, ao longo dos anos, construímos uma relação forte com os estúdios e com o setor de distribuição independente. Eles são cuidadosos com a estreia de seus trabalhos e com festivais competitivos", completa.

O Tiff, que dura dez dias em dezenas de cinemas da cidade, abre com a ficção científica "Looper", marcado para estrear no Brasil no dia 28.

O ator Joseph Gordon-Levitt, usando próteses no rosto, interpreta Bruce Willis mais jovem, numa trama que envolve mercenários e viagem no tempo.

APOSTAS

Entre os longas cercados de alta expectativa pela mídia americana estão o drama político "Argo", dirigido e estrelado por Ben Affleck, e "Hyde Park on Hudson", com Bill Murray como Franklin D. Roosevelt, presidente dos EUA de 1933 a 1945.

"É sempre difícil generalizar uma seleção de mais de 300 filmes, mas estamos vendo muitos que são politicamente engajados ou que olham para períodos políticos da história", diz Handling.

"Também notamos longas importantes que confrontam questões de envelhecimento", continuou, citando como exemplo "Quartet", estreia na direção de Dustin Hoffman, sobre quatro cantoras de ópera aposentadas.

DOCUMENTÁRIOS

Forte em documentários, Toronto apresentará o novo trabalho de Alex Gibney sobre abuso de poder na Igreja Católica e a sequência de "Wanted and Desired" (2008), sobre a batalha jurídica de Roman Polanski, um dos convidados ilustres do festival canadense.

Outro destaque é "The Act of Killing", produzido por Errol Morris e Werner Herzog.

O Brasil estará representado pelo cineasta Marcelo Gomes e seu inédito "Era uma Vez Eu, Verônica", além de Walter Salles e seu "Na Estrada", ainda inédito nos EUA.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.