Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Folha lança coleção Charles Chaplin

Em 20 volumes, conjunto traz, a cada domingo, a obra completa do artista que ajudou a redefinir a história do cinema mundial

DE SÃO PAULO

Chapéu-coco, bengala, fraque, sapatos grandes, gravata e, no rosto, um inconfundível bigode. Simples elementos de figuração que, aliados ao talento de Charles Spencer Chaplin (1889-1977), ajudaram a criar um mito.

No próximo domingo, chegam às bancas os dois primeiros títulos da coleção Folha Charles Chaplin. Com 20 volumes, o conjunto reúne a obra completa do artista que ajudou a redefinir a história do cinema mundial com sua sensibilidade e talento.

Os dois primeiros volumes -que serão lançados simultaneamente e trazem "O Grande Ditador" e a coletânea de curtas "Dia de Pagamento"- servem como indicativo da proposta da coleção.

Em "O Grande Ditador", tropas perseguem a população judaica enquanto o verborrágico Hynkel planeja dominar o mundo. Em meio às vítimas, encontra-se um sósia do tirano, um barbeiro que escapa do campo de concentração e toma seu lugar.

Lançado em 1940, quando a Alemanha se impunha na Europa, o filme foi um dos primeiros a retratar a barbárie nazista. Com humor, Chaplin satirizou Adolf Hitler e ridicularizou o autoritarismo.

Já a seleção de curtas traz, além de "Dia de Pagamento", outros quatro: "Um Dia de Prazer", "Os Ociosos", "Um Idílio Campestre" e "Laços de Liberdade", concebidos entre 1918 e 1922.

Os filmes comprovam a versatilidade de Chaplin que, além de fazer rir, sabia criticar as injustiças do mundo.

A partir de 7/10, o leitor poderá adquirir uma caixa para armazenar sua coleção completa. O box virá acompanhado do encarte "Charles Chaplin - Cenas Inesquecíveis", que contém citações e imagens dos filmes.

SENHOR DO RISO

Charles Chaplin costumava dizer que "em um filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação".

Ator, diretor, roteirista, produtor, humorista, dançarino e músico, o britânico radicado nos Estados Unidos desenvolveu a maior parte desses papéis simultaneamente em seus filmes, que retratavam o contexto histórico de sua época, sempre com um toque de humor.

Além de seus grandes clássicos, como "Tempos Modernos" e "O Circo", a coleção traz todos os seus curtas-metragens restaurados.

No fim, o leitor poderá descobrir a obra de Chaplin com a mesma emoção da personagem que o enxerga pela primeira vez em "Luzes da Cidade".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.