Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção relembra legado de Ella Fitzgerald

Álbum, que chega às bancas neste domingo, homenageia a "primeira-dama do jazz"

DE SÃO PAULO

Na época em que o jazz era sinônimo de música popular, Ella Fitzgerald (1917-1996) era a "primeira-dama" do ritmo.

Ao longo de sua carreira de mais de 50 anos de sucesso, a norte-americana conquistou um lugar de destaque no mundo da música.

Sua trajetória é relembrada no décimo volume da Coleção Folha Grandes Vozes.

O álbum, que chega às bancas no domingo, reúne os sucessos "I'm Just a Lucky So-And-So", "How High the Moon" e "Flying Home".

Ella Jane Fitzgerald nasceu em 25 de abril de 1917, em Newport News, Virginia.

De origem humilde, a cantora foi abandonada por seu pai ainda na infância e sua família se mudou para o Estado de Nova York.

Parte importante da formação musical da artista pode ser creditada ao hábito de ouvir rádio, na década de 1920, época em que a música de massa se tornou acessível.

Fitzgerald estreou aos 17 anos, em 1934, em um concurso de calouros no mítico Teatro Apollo, no Harlem.

Inicialmente inscrita como dançarina, Ella decidiu concorrer como cantora e venceu a competição, interpretando "The Object of My Affection" e "Judy", grandes sucessos da cantora Connee Boswel, a quem Fitzgerald idolatrava.

Sua voz chamou a atenção do saxofonista Benny Carter, que convenceu Chick Webb a contratá-la como "crooner" de sua orquestra. Quatro anos mais tarde, Ella gravou o hit "A-Tisket, A-Tasket", também parte da coleção.

Aos poucos, conquistou um público semanal no Apollo e a oportunidade de cantar regularmente na famosa casa de espetáculos.

Ao longo de sua carreira, trabalhou com músicos de sucesso, como Hank Jones, Duke Ellington, Lou Levy e Louis Armstrong.

Fitzgerald pode não ter realizado o sonho de se tonar dançarina, mas, para a alegria dos fãs, seus vocais alcançaram uma beleza e elegância jamais ouvidas.

No fim de sua vida, afetada pelo diabetes, sua voz entrou em declínio. A doença a fez perder a visão e ela teve as pernas amputadas. Ella Fitzgerald morreu em 15 de junho de 1996, aos 79 anos.

NA INTERNET
Teste seus conhecimentos sobre Ella Fitzgerald
folha.com/no1159481

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.