Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

HEBE CAMARGO - 1929-2012

Ex-cantora do rádio, pioneira da TV brasileira e apresentadora que permaneceu por mais tempo no ar no país, ela morreu ontem, em São Paulo

DE SÃO PAULO

Morreu ontem, aos 83 anos, a apresentadora Hebe Camargo, uma das pioneiras da televisão brasileira.

Ela teve uma parada cardíaca enquanto dormia em sua casa, no Morumbi, zona oeste de São Paulo.

Oriunda do rádio, meio em que iniciou carreira como cantora nos anos 1940, foi a apresentadora que esteve por mais tempo na TV no país.

Em 2010, descobriu um câncer no peritônio (membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo). Passou por cirurgia e sessões de quimioterapia e, em março do mesmo ano, em meio ao tratamento, voltou a gravar.

"Vou vivendo como se nada tivesse acontecido", disse.

Na ocasião, Hebe se confessou relapsa com a saúde. "Só ia ao hospital para fazer plástica, no peito ou na cara."

Em abril de 2010, sua assessoria afirmou que o câncer já não existia. Mas, entre março e julho deste ano, Hebe voltou a ser internada, para retirar um tumor no intestino e, em seguida, a vesícula.

Há uma semana, Hebe piorou muito e preferiu ficar em casa em vez de enfrentar nova internação, segundo o oncologista Sérgio Simon, da equipe que a acompanhava.

Na última quinta, o SBT, no qual Hebe trabalhou por 25 anos, anunciou que a apresentadora -até pouco antes na RedeTV!- voltaria à emissora de Silvio Santos.

A VOLTA

A pressa para tê-la na antiga casa era do próprio Silvio, com quem Hebe tinha uma relação de altos e baixos.

"Nem eu sei a que horas meu programa vai ao ar. Pergunte ao Silvio", reclamou ela certa vez, ao vivo na TV.

Em dezembro de 2010, depois de recusar redução salarial proposta por Silvio, deixou o canal. Três meses depois, foi para a RedeTV!.

O período de pouco mais de um ano na nova emissora foi marcado por dificuldades de produção e pelo atraso de parte de seus salários.

Em junho deste ano, Hebe recebeu a visita do apresentador Carlos Massa, o Ratinho. Foi ele quem iniciou a reaproximação da apresentadora com o antigo patrão.

Em 17 de setembro, anunciou rescisão do contrato com a RedeTV!. O canal afirmou em nota não ter pendências financeiras com Hebe.

O novo contrato da apresentadora com o SBT não previa formato de programa, data de estreia, duração do acordo nem acertos comerciais. Dele constava apenas o essencial: ela voltaria a ser funcionária da emissora

Anteontem, véspera da morte, Hebe recebeu flores e um cartão de boas-vindas, enviados pelo patrão.

Assim que soube da morte da amiga, Silvio Santos seguiu para o SBT.

Para a surpresa de muitos, gravou seu programa normalmente e deu ordens para que um especial sobre a apresentadora entrasse no ar o mais rápido possível.

"Enquanto o público te amar, você tem a obrigação de ficar com ele. Nós do SBT te amamos. Você tem de ficar com a gente até quando der, até o fim", disse Silvio Santos a Hebe no Troféu Imprensa de 2009. E assim foi.

Ela, que era viúva de Lélio Ravagnani, deixa um filho, Marcelo, fruto de seu primeiro casamento, com o empresário Decio Capuano.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.