Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brian Eno recria Arcos da Lapa com pintura e música

Intervenção de artista plástico inglês em cartão postal do Rio começa hoje

Ideia é fazer com que os sons urbanos da região sejam incorporados à apresentação, que terá 12 versões diferentes

DAMARIS GIULIANA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

Astro do glam rock dos anos 1970, com o Roxy Music, e produtor de discos de David Bowie, U2 e Coldplay, o músico e artista plástico inglês Brian Eno, 64, promete uma experiência inovadora para quem passar entre hoje e domingo pelos Arcos da Lapa, um dos cartões postais do Rio.

Com a intervenção "77 Milhões de Pinturas" -parte da mostra de arte pública OiR (Outras Ideias para o Rio)-, Eno pretende fazer com que "as pessoas fiquem desesperadas para ir para casa porque colocaram comida no forno, mas não consigam deixar o local, de tão interessante".

Oito projetores potentes mostrarão imagens pré-construídas no computador enquanto Eno tocará ao vivo.

"É só uma equação matemática. A imagem não existe até a hora em que ela é projetada nos Arcos. É como um som que você não repete duas vezes", explica o curador da mostra, Marcello Dantas.

Eno conta que, ao longo das três noites, serão 12 apresentações ligeiramente diferentes, de 45 minutos cada.

"Quero fazer uma música que soe como pintura", explica. "Quando comecei a trabalhar com luz, percebi que estava tentando fazer algo parecido com pintura. Estava tentando colocar a música no mundo da pintura e a pintura no mundo da música", diz.

O músico esteve na Lapa pela primeira vez na noite de terça-feira. "O ambiente é muito mais barulhento do que eu pensava". Sua ideia é fazer com que os sons urbanos sejam incorporados à apresentação.

"Preparei uma peça com diversos ruídos. O plano é colocar o barulho dos caminhões e aviões na música."

Serão somados a eles sons de violino, viola e guitarra elétrica, além de instrumentos reproduzidos no computador.

A inspiração para a obra será explicada em palestra gratuita amanhã, às 12h, no Circo Voador (r. dos Arcos, s/nº, tel. 0/xx/21/2533-0354).

O artista plástico, que participou da Bienal de São Paulo em 1988, está no Rio pela segunda vez.

A primeira foi no ano passado, quando visitou apenas o Jardim Botânico.

Eno diz conhecer pouco da cultura brasileira contemporânea por sempre passar brevemente pelo país. "Mas sei que vocês promoverão a competição internacional Miss Bumbum no Rio e eu quero saber por que eu não sou um dos jurados. Acha que vim aqui só para fazer arte? Quero fazer algo sério", ri.

77 MILHÕES DE PINTURAS

QUANDO até 21/10, das 19h às 22h
ONDE Arcos da Lapa, centro do Rio
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO não informada

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.