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Instalação em São Paulo discute realidade e ficção

'The Fourth Wall' resgata caso de pessoas que nunca tiveram contato com civilização

FABIO CYPRIANO
CRÍTICO DA FOLHA

A quarta parede significa uma parede imaginária, na frente do palco do teatro, para que os atores representem ignorando a presença do público. É o princípio da ilusão, da arte produzida como algo que nada tenha a ver com os espectadores. Bertolt Brecht (1898-1956) defendeu a quebra da quarta parede.

"The Fourth Wall" (A quarta parede), instalação do alemão Clemens von Wedemeyer, em cartaz no Paço das Artes, em São Paulo, tematiza essa questão a partir de um fato antropológico controverso.

Em 1971, nas Filipinas, um grupo de 26 pessoas, que nunca teriam tido contato com a civilização, foi encontrado. Os Tasaday vestiam-se como homens das cavernas. Em 1972, ganharam uma reserva para sua preservação.

Contudo, 15 anos depois, um fotógrafo em busca dos Tasaday localizou o grupo com atitudes ocidentalizadas, despertando a suspeita que se tratava de impostores, talvez atores. Até hoje, a polêmica não foi resolvida.

Em sua sofisticada instalação, com cinco projeções distintas, Wedemeyer aborda os Tasaday, buscando tematizar os limites entre a ficção e o real.

Discute questões como neocolonialismo a partir de filmes sobre canibalismo, imagens da região ou de outras florestas e situações encenadas.

"Eu sempre quis fazer ficção, mas também me interessa mostrar como ela é criada, revelando os diversos pontos de vista envolvidos, o que é a origem da reflexão sobre a quarta parede", disse Wedemeyer à Folha.

THE FOURTH WALL

QUANDO de ter. a sex, das 11h30 às 19h, sáb. e dom., das 12h30
às 17h30; até 2/12
ONDE Paço das Artes (av. da Universidade, tel. 0/xx/11/3814-4832)
QUANTO grátis

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