Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica drama

Realismo seco e rigoroso estão em três filmes latinos recentes

RICARDO CALIL
CRÍTICO DA FOLHA

Não há como generalizar conceitos sobre a produção cinematográfica dos países de um vasto e diverso subcontinente. Mas alguns títulos selecionados pela Mostra permitem notar algumas características em comum que indicam um veio aberto no cinema da América do Sul.

No uruguaio "La Demora", no argentino "Salsipuedes" e no chileno "A Aposentada", predomina um realismo seco e rigoroso -que contrasta com uma certa tradição sul-americana ao mágico ou alegórico.

Nesse sentido, são filmes que estão mais próximos dos irmãos belgas Luc e Jean-Pierre Dardenne ("O Garoto da Bicicleta"), por exemplo, do que dos velhos compatriotas de seus jovens diretores.

São também filmes menos ostensivamente políticos, em que os personagens deixam de ser símbolos de uma classe social para se afirmarem como indivíduos.

O procedimento básico dessa equação é também "dardenniano": planos longos e silêncios idem, além da câmera muitas vezes colada aos personagens, de forma a convidar os espectadores a compartilhar suas experiências.

Nos três, os protagonistas são mulheres de uma classe média mais ou menos depauperada, aprisionadas em uma situação que parece não ter saída. Mas seus dramas, embora enraizados em questões sociais como o preconceito contra as mulheres, são antes existenciais do que materiais.

Em "A Aposentada", primeiro longa do chileno Jairo Boisier, uma jovem mulher volta a seu povoado depois de um período em Santiago.

Aos poucos, revela-se que ela trabalhou como atriz pornô -o que torna árdua a sua readaptação à família e à sociedade local.

"Salsipuedes", do argentino Mariano Luque, também estreante, começa com a imagem de uma mulher em um carro estacionado. Pouco depois, o marido pede para ela sair.
Quando vemos o rosto dela, um olho roxo indica um caso de violência doméstica -que ela tenta disfarçar com maquiagem e resignação.

Em "La Demora", o trabalho mais forte desse trio, o cineasta uruguaio Rodrigo Plá acompanha uma mulher que tem que sustentar os filhos enquanto cuida do pai com o mal de Alzheimer. Desesperada, ela abandona o pai em uma praça para que ele seja recolhido a um abrigo.

Os três filmes formam apenas um pequeno recorte dentro da extensa seleção sul-americana da Mostra, mas um recorte que mostra que há algo de novo acontecendo na região e deixa grandes esperanças quanto ao futuro do cinema de nossos vizinhos.

FOCO LATINO NA MOSTRA
SALSIPUEDES (BOM) hoje, às 16h30, na Reserva Cultural, dia 24/10, às 13h, e 29/10, às 15h55, no Espaço Itaú Frei Caneca, e 30/10, às 17h30, no Cine Livraria CULTURA A APOSENTADA (REGULAR) 23/10, às 19h, no Cinemark Cidade Jardim, e 27/10, às 21h, e 31/10, às 22h30, no Espaço Itaú Frei Caneca
LA DEMORA (BOM) dia 29/10, às 19h, no Cinemark Santa Cruz, 30/10, às 22h, no CineSesc, e 31/10, às 20h50, no MIS

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.