Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Música

CRÍTICA MPB

Discos captam evolução de Wanderléa

Em coletânea de álbuns lançados nos anos 1970, musa da jovem guarda vai além da 'ternura'

RENATO KRAMER
COLUNISTA DO “F5”

O selo "Discobertas" está lançando, sob a idealização e direção executiva de Marcelo Fróes, uma caixa com seis CDs da cantora Wanderléa.

A artista, que completa neste ano cinco décadas de carreira, tornou-se o que se pode chamar de primeira "pop star" brasileira em 1965 -quando começou a apresentar o programa "Jovem Guarda", na TV Record, ao lado de Roberto e Erasmo Carlos.

Foi quando o Brasil passou a conhecê-la como Ternurinha -apelido carinhoso que recebeu de Roberto pela música que até hoje é obrigada a cantar em suas apresentações: "Ternura" ("Somehow It Got to Be Tomorrow/Today", de Lewitt-Karen, na versão de Rossini Pinto, do álbum "É Tempo do Amor", de 1965).

Wanderléa reinou absoluta como musa da jovem guarda até o final dos anos 1960. Ainda nos dias de hoje é festejada merecidamente como a rainha do movimento. Mas Ternurinha amadureceu.

E é aqui que tem início esse lançamento. Traz a obra realizada na transição e no pós-jovem guarda da cantora, que ficou um pouco na sombra da explosão do seu próprio sucesso.

São seis discos primorosos. O primeiro contém pérolas recolhidas de trabalhos do final dos anos 1960, início dos anos 1970. As belas baladas românticas "Nunca Mais Vou Repetir que Te Amo" e "Você Vai Ser o Meu Escândalo" estão presentes, bem no estilo Ternurinha de ser.

Já "A Charanga", música com a qual a cantora participou do 5º Festival Internacional da Canção Popular, "Chuva, Suor e Cerveja", "Pula, Pula", "Krioula" e "Mané João" mostram claramente a sua transição para o pós-jovem guarda.

O segundo CD traz na íntegra o álbum de 1972, cujo nome faz jus à obra e à cantora: "Wandeléa Maravilhosa". Neste, além da deliciosa "Mata-me Depressa", Wanderléa canta de Assis Valente -passando por Roberto Menescal e Paulinho Tapajós- a Gilberto Gil e Jorge Mautner, em sua indefectível interpretação de "Quero Ser Locomotiva".

ALÉM DA TERNURA

E a doce e meiga Ternurinha vai mostrando aos poucos a leoa que mora dentro de si. Carismática e ousada, ressurge em 1975 com um trabalho gravado ao vivo: "Wanderléa Feito Gente" -também título da canção composta por Walter Franco para ela. É o que traz o terceiro CD.

O quarto ("Wanderléa: Vamos que Eu Já Vou", de 1977) e o quinto ("Wanderléa: Mais que a Paixão", de 1978) trazem um repertório seletíssimo. O primeiro tem a presença marcante do talentoso Egberto Gismonti -nos arranjos e nas composições.

O outro, além do próprio Gismonti, que assina em parceria com João Carlos Pádua a canção que deu título ao álbum ("Mais Que A Paixão"), Wanderléa canta Luiz Melodia, Fátima Guedes, Djavan e Gonzaga Jr., entre outros.

O sexto e último disco retoma um rápido "medley" da jovem guarda, com "Se Você Pensa", "Vem Quente que Eu Estou Fervendo", o hit máximo "Pare o Casamento" e "Prova de Fogo".

Há ainda uma envolvente balada, "Na Hora da Raiva", e a excelente interpretação de uma canção de Rita Lee: "Menino Bonito".

Este último disco traz também "Eu Apenas Queria Que Você Soubesse", uma canção especial. Consta que Gonzaguinha também a compôs para ela. E a letra diz muito de Wanderléa: "Eu apenas queria que você soubesse/ Que aquela alegria ainda está comigo/ E que a minha ternura não ficou na estrada".

A ternura de Wanderléa encantou o Brasil nos anos 1960, mas a cantora cresceu, evoluiu e se aprimorou como mulher e como artista. O box "Wanderléa Anos 70" registra a riqueza do repertório musical da cantora, muito além da ternura. Coisa de rainha.

WANDERLÉA - ANOS 70
ARTISTA Wanderléa
GRAVADORA Discobertas
QUANTO R$ 121,90
AVALIAÇÃO ótimo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.