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Crítica Drama Diretora holandesa conduz personagem em rota silenciosa de sexo compulsivo THALES DE MENEZESEDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA" Quarto longa da holandesa Nanouk Leopold e primeiro com distribuição internacional, "Movimento Browniano" é um atestado da influência de Ingmar Bergman em seu estilo de filmar. Como o cineasta sueco, ela trabalha com o silêncio, em longas sequências com os personagens quase imóveis. A maior surpresa é que isso não deixa o filme tedioso. O enquadramento impecável das cenas, com câmeras usadas em inusitados planos bem abertos, leva o espectador a apreciar o filme como belos slides fotográficos. Mas há um enredo denso em "Movimento Browniano". Colocado no papel, na limitação das palavras, o roteiro pode sugerir uma obra completamente diferente. A alemã Charlotte, médica bem-sucedida, casada e com um filho pequeno, vive em Bruxelas. Aluga um apartamento e lá recebe muitos pacientes para transar. Ao se deparar com um deles num lugar diferente do hospital ou do apartamento, surta, com reação agressiva. Descoberta a traição da mulher, seu marido aceita fazer terapia de casal. O sexo é filmado sem apelo plástico. Nudez total de corpos nada atraentes. Fica a impressão que Charlotte só gosta de homens feios. A narrativa é fragmentada. Transas são mostradas principalmente no "antes" e no "depois". O "durante" é breve e, às vezes, desagradável. Nas sessões de análise, o que mais se vê é Charlotte entrando ou saindo do consultório. As conversas dela com o marido são mostradas em trechos mínimos. O ritmo da narrativa é dado pela alternância de duas imagens básicas: tomadas amplas, de composições visuais deslumbrantes, e outras fechadas no rosto da ótima atriz Sandra Hüller. Ela é a face de um enigma. O espectador se apega a cada mudança de sua expressão para entender o comportamento sexual compulsivo de uma mulher tão plácida. Esperar respostas claras de um filme quase experimental não é algo aconselhável. O movimento browniano do título é tirado da bioquímica. Não há esforço algum no roteiro para relacioná-lo com a história. Trata-se do movimento aleatório de partículas macroscópicas imersas em fluido, estudado pelo biólogo escocês Robert Brown no século 19. Como seu título, "Movimento Browniano" permanecerá um filme difícil de entender. Mas é uma experiência visual instigante. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
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