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'Tropa 2' dá início a campanha por estatueta

Filme estreia hoje nos EUA de olho no impulso que o Globo de Ouro pode dar ao Oscar

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DE SÃO PAULO

Depois de ser visto por mais de 11 milhões de brasileiros, "Tropa de Elite 2" tenta conquistar corações e mentes norte-americanos.

O filme de José Padilha estreia hoje nos EUA e lança sua campanha pela indicação ao Oscar de filme estrangeiro.

O circuito começa por Nova York. No dia 18, é a vez de Los Angeles ver o longa. No dia 25, outras 15 cidades recebem o título.

Sem divulgar valores, o produtor Marcos Prado diz que o lançamento vai ser modesto, em apenas três salas. Ele contratou uma empresa local para montar a campanha publicitária do filme nos EUA. "Resolvemos jogar na mão de quem sabe fazer."

Basicamente, a estratégia consiste em fazer exibições especiais para convencer o máximo de pessoas entre os cerca de 6.000 membros da Academia a ver o filme.

Padilha, que já está nos EUA para discutir a produção do novo "Robocop", vai participar de jantares e sessões de perguntas e respostas.

Outra porta de divulgação será o Globo de Ouro, em janeiro, em que o filme pleiteia vaga de longa estrangeiro.

O produtor Luiz Carlos Barreto tentou, sem sucesso, emplacar "Lula, o Filho do Brasil" no Oscar de 2010. Ele diz que uma campanha "que não seja mixa" custa entre US$ 250 mil e US$ 300 mil (de R$ 440 mil a R$ 528 mil).

"Oscar é uma corrida de Fórmula 1. Todos ficam de olho para ver quem consegue chegar ao pódio", afirma.

Ele diz que "Tropa 2" tem uma estratégia "esperta" de estrear agora para ser bem divulgado e "poupar no que teria de gastar lá na frente".

Foi também o que fez Cao Hamburger com "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" em 2008. Por pouco não conseguiu o que queria: ficou entre os nove finalistas, antes dos cinco indicados.

"Tropa 2" terá outro desafio: superar o preconceito da Academia contra sequências. "Não é um segundo filme comum", defende Prado. "E contamos com a acolhida que tivemos nos festivais de Sundance e de Berlim."

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