Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pai da house, Knuckles é destaque no SWU amanhã

Principal mentor do gênero, ele é uma das atrações da tenda eletrônica

DJ acredita que a house é uma vertente que não se esgotou e que ainda é possível criar algo novo a partir de sua base

DANILA MOURA
DE SÃO PAULO

Em fitinhas cassete. Foi assim que a house music nasceu e se espalhou entre os frequentadores dos clubes de Chicago na década de 1980.

Estilo musical influenciado pela disco, caracterizado pela batida 4x4 e vocais melodiosos, tem no DJ e produtor musical Frankie Knuckles, 56, seu principal mentor.

"Não penso muito nisso, mas fico honrado que me vejam dessa forma", diz Knuckles à Folha sobre a fama de pai da house.

No final dos anos 1970, o DJ nascido no bairro nova-iorquino do Bronx foi tomar conta dos pick-ups do clube Warehouse, em Chicago.

Foi nessa lendária boate, frequentada por negros, modernos e gays, que a house começou a ser gestada, ainda com ritmo mais lento do que o atual, mas já marcada pelo alegre clima de festa.

A primeira cria foi "Your Love", escrita em 1984 por Jamie Principle, parceiro nas composições de Knuckles, para Lisa Harris, sua namorada. "Conheci a garota que inspirou 'Your Love', ela adorava a canção! ", diz o DJ.

Indagado se, apesar de tantas variações e influências pop, ainda é possível traçar um paralelo da house atual com a original house music, Knuckles responde só por si.

Mesmo após produzir trabalhos de artistas pop, como Toni Braxton e Michael Jackson, diz não ter ultrapassado a barreira musical do estilo, mantendo sua credibilidade.

Ele acredita que a house é uma vertente da eletrônica que não se esgotou e que ainda é possível criar algo novo a partir de sua base. Mas não soube citar o nome de algum novo DJ que venha dominando seus headphones hoje.

Knuckles também se recorda de quando conheceu Michael Jackson, nos anos 1990.

"Estava num restaurante quando Michael disse que gostava do meu som e queria trabalhar comigo. Fiquei nervoso! Só lembro que ele usava o mesmo perfume de Larry Levan [amigo de infância e DJ parceiro de Knuckles]!"

Apesar de todo o apelo pop da house hoje, Knuckles é fiel às origens. "É do 'underground' que vim. Não importa o quão longe viaje ou que toque em lugares de luxo. Sei sempre o caminho de casa."

FRANKIE KNUCKLES

QUANDO amanhã, às 22h

ONDE tenda Heineken Greenspace

CLASSIFICAÇÃO 16 anos (14 e 15 anos, somente acompanhado de responsável legal)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.