Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Criolo e Copeland tocam no festival PercPan

Brasileiro se apresenta hoje; ex-The Police vai tocar amanhã ao lado de grupo italiano

IVAN FINOTTI
DE SÃO PAULO

"Meu garoto três é guitarrista. A menina três toca piano." Stewart Copeland está falando de seus filhos a João Barone, baterista do Paralamas do Sucesso.

"É um dom que ambos têm, mas precisam saber: vão só trabalhar para o vocalista", finaliza o americano, sete filhos, entre gargalhadas.

Baterista fundador da banda inglesa The Police (1977-1986), Copeland ficou famoso, entre outras coisas, pelas brigas com o cantor Sting.

Sua conversa com Barone -a quem influenciou bastante nos anos 80- aconteceu anteontem, em encontro promovido pela 18ª edição do Panorama Percussivo Mundial, o PercPan. O festival acontece hoje e amanhã, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Copeland se apresenta no sábado ao lado do grupo italiano Notte della Taranta, de Vittorio Cosma, que executa um som folclórico da região de Salento.

O instrumento central da banda é o tamburello, um pandeiro que, dizia-se, curava mordidas de tarântula.

"Stewart Copeland é o Anthony Bourdain da música", compara Barone, referindo-se ao chef que viaja o mundo atrás de receitas exóticas para um programa de TV.

"Ele sempre busca o incomum. Será muito lembrado pela trilha sonora do filme 'O Selvagem da Motocicleta' (1983), que é marcante", diz o brasileiro. "Acho que essa conversa está fluindo muito bem", devolve Copeland, sempre brincando.

Ele já esteve no Brasil algumas vezes. A última foi em dezembro de 2007, na turnê que comemorou os 30 anos do The Police. Mas foi a primeira, no início dos anos 80 ("eu acho", diz ele), que o marcou para sempre.

"Chegamos de madrugada ao Rio e fomos pra Copacabana filmar um clipe com o nascer do sol. Vi crianças sambando na areia, até que percebi que não estavam dançando, mas assaltando. Uma alemã passou apavorada e os seguintes fomos nós. Pegaram nosso equipamento, corremos atrás, catamos um, mas soltamos em seguida."

Por quê? Ora, o The Police não quis passar a manhã ensolarada numa delegacia carioca de polícia.

PERCPAN

QUANDO hoje, às 21h, B'Net Marrakech e Criolo; amanhã, às 21h, Notte della Taranta com Stewart Copeland

ONDE Auditório Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 2, parque Ibirapuera)

QUANTO R$20 e R$10 (meia)

CLASSIFICAÇÃO livre

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.