Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Autor revelação, editor fica fora de concurso

DE SÃO PAULO

Umas das revelações da nova ficção brasileira e, ao mesmo tempo editor, da Alfaguara e da "Granta" brasileira, Marcelo Ferroni foi obrigado por um instante a sufocar a vocação literária em nome da posição editorial.

Encerrado o prazo de inscrições para a seleção que elegerá os nomes da primeira "Granta" dedicada a jovens autores nacionais, Ferroni só está na disputa como membro da comissão julgadora.

Vencedor do Prêmio São Paulo de autor estreante neste ano, pelo romance "Método Prático da Guerrilha", ele sabe que não tinha como ser diferente, mas admite que a privação não foi fácil.

"É, deu muita vontade de participar, mas acho que nas horas úteis o editor vai prevalecer. Mesmo que eu estivesse fora do processo de seleção, seria estranho enviar um texto à 'Granta', da qual eu sou editor, à espera de uma avaliação dos jurados."

Seguindo um modelo já adotado em outros países, só puderam se inscrever autores com menos de 40 anos.

A edição "Os Melhores Jovens Escritores Brasileiros" será publicada aqui em julho do ano que vem. Em outubro, sairá no Reino Unido.

Ferroni informou que o número final de inscritos foi 247 e que a escritora Beatriz Bracher vai substituir, na comissão julgadora, Isa Pessoa, ex-diretora editorial da Objetiva (do mesmo grupo da Alfaguara), que deixou o cargo em outubro. (FV)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.