Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mostra comemora dez anos do grupo XIX de Teatro

Companhia celebrizada por "Hysteria" e "Hygiene" exibe seis espetáculos desenvolvidos durante oito meses de investigação

DE SÃO PAULO

O grupo XIX de Teatro está acostumado a habitar o passado. Apresenta continuamente seu repertório, composto por obras premiadas como "Hysteria", que se passa num hospício do século 19, e "Hygiene", ambientada num cortiço carioca do mesmo período.

Mas agora, ao comemorar uma década de existência, a companhia mira apenas o futuro. A partir desta semana, apresenta a Mostra XIX dos Núcleos de Pesquisa, na qual exibe o resultado de oito meses de investigação.

Foram gerados seis espetáculos distintos, que Luiz Fernando Marques, diretor do coletivo, prefere classificar como experimentos.

Cada um foi elaborado por um integrante do grupo. "Queríamos um lugar de intercâmbio e de reciclagem para o grupo poder experimentar propostas, se transformar e voltar modificado para a criação da nossa nova peça", diz Marques.

No ciclo, Rodolfo Amorim debruçou-se sobre a ausência da memória em "Negativo da Memória", obra que transpõe ao palco sintomas do mal de Alzheimer. Janaina Leite aprofundou sua pesquisa sobre a relação entre realidade e representação em "Possibilidades para uma Cena Documental".

Marques desenvolveu "Aquele Outro Eu que Agora É Você". Se os espetáculos do XIX nascem de intervenções na cidade, neste exercício tal prática é radicalizada. Cabe aos espectadores a tarefa de explorar a cidade.

Cada integrante do público faz uma viagem pela rua Augusta. As tarefas a cumprir são diferentes, e o trajeto é sempre acompanhado por um ator. A ideia é estimular o espectador a pensar em um momento decisivo de sua vida, "aquele que fez você tomar uma decisão de para que lado seguiria", na definição de Marques.

Quem aceita o desafio tem de permanecer no jogo por uma hora. "Queríamos que o público lançasse um novo olhar sobre a cidade e sobre sua individualidade", completa Marques.(GM)

MOSTRA GRUPO XIX

QUANDO até dia 18/12

ONDE Vila Maria Zélia (r. dos Prazeres, 362, tel. 0/xx/11/2081-4647)

QUANTO gratuito

CLASSIFICAÇÃO 16 anos

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.