Índice geral Imóveis
Imóveis
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Serviços do tipo 'pague pelo uso' aproximam condomínio de hotel

Tendência é forte em empreendimentos voltados para jovens, solteiros e famílias pequenas

Sistema 'pay-per-use' amplia cardápio de serviços e oferece de podologia a reforço escolar

Sergio Carvalho/Folhapress
Moradores fazem aula de música em condomínio em São Caetano do Sul,na Grande São Paulo
Moradores fazem aula de música em condomínio em São Caetano do Sul,na Grande São Paulo

JULIANA CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Por 30 anos, a estilista Coco Chanel (1883-1971) morou no famoso hotel Ritz, em Paris. Solteira e ocupada, ela não queria ter de se preocupar com tarefas "mundanas", como a limpeza da casa.

Se fosse viva e morasse em São Paulo, Chanel poderia escolher como endereço um dos condomínios residenciais com serviços 'pay-per-use' (pague pelo uso, em inglês), que oferecem mordomias semelhantes às de hotéis.

"A chave da aproximação entre hotéis e condomínios está nesse tipo de serviço", afirma Daniel Berrettini, da incorporadora You, Inc, que prepara dois empreendimentos com sistema 'pay-per-use'.

Para ele, a tendência de oferecer serviços terceirizados opcionais mediados pelo condomínio, mas desvinculados da taxa condominial, é tendência que veio para ficar nos empreendimentos voltados para jovens, solteiros e famílias pequenas. "São públicos que mal têm tempo para curtir a casa e não querem ficar pensando em levar as roupas à lavanderia", diz.

O maior atrativo não é o preço, mas a praticidade de desfrutar em casa de serviços como reforço escolar e aulas de ginástica. "Acredito que cerca de 80% dos empreendimentos voltados para jovens casais e solteiros terão esse complemento daqui para a frente", diz Tatiana Kallas, da incorporadora Kallas.

Segundo Graiche Júnior, diretor jurídico da Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), os serviços raramente geram problemas, mas é preciso ter cuidados. "Muitos utilizam áreas comuns. Nesses casos, não vale impedir o uso do espaço por quem não comprou o pacote."

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.