Índice geral Imóveis
Imóveis
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Frases

"Se o investidor tem recursos líquidos e precisa da residência, deve comprar. As aplicações para alugar imóveis representam pagar um preço no auge do mercado"

JOÃO DA ROCHA LIMA JUNIOR

professor titular de Real Estate da USP (Universidade de São Paulo)

"Nos três últimos anos, a valorização do imóvel financiado foi brutal. Muitos que optaram pelo aluguel podem ter se arrependido."

JOSÉ DUTRA VIEIRA SOBRINHO

conselheiro do Corecon (Conselho Regional de Economia de São Paulo)

"Tendo oportunidade e valor de entrada, vale muito a pena financiar um imóvel com juros menores e prazos maiores, pois o valor da prestação se assemelha ao aluguel. É mais inteligente comprar -o financiamento acaba e o imóvel valoriza"

FLAVIO PRANDO

vice-presidente de habitação do Secovi-SP

"É preciso analisar o que você tem de capital e investigar se vale a pena aplicar ou dar entrada num financiamento. É bom lembrar que a nova lei do inquilinato garante menos conflitos"

ROSELI HERNANDES

diretora comercial da Lello Imóveis

"Se optar pela compra, deve-se avaliar se dá para fazer isso à vista: sobrará dinheiro para atender a emergências, cobrir custos com mudança, realizar reforma, comprar móveis e pagar impostos?"

JOSÉ PEREIRA GONÇALVES

economista e especialista em mercado imobiliário

"A prestação do crédito imobiliário é reduzida ao longo do tempo. No aluguel, a curva é inversa, o que vai impactar numa redução contínua da capacidade de poupança e do preparo para a aposentadoria"

CLAUDIO BORGES

diretor de crédito imobiliário do Bradesco

"Na maioria dos casos, se a família for disciplinada e conseguir poupar, talvez torne-se mais vantajoso aguardar para comprar à vista o sonhado imóvel próprio, mesmo tendo em vista a queda acentuada da taxa de juros"

ALEXANDRE N. SOARES

advogado, responsável pelo escritório da ABMH (Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação) em São Paulo

"Se for comprar, tenha certeza de que o preço que está pagando é razoável, não se deixe levar por impulso ou pelas aparentes barganhas em taxas. Tome cuidado para não deixar sua parte do bolo nas mãos do faminto setor imobiliário"

SAMY DANA

professor da Escola de Economia da FGV-SP (Fundação Getulio Vargas)

"O financiamento permite antecipar a realização de uma necessidade ou de um desejo. A taxa de juros é o custo dessa antecipação. E a prestação decresce com o passar do tempo, comprometendo cada vez menos o orçamento da família"

JOSÉ URBANO DUARTE

vice-presidente de governo da Caixa Econômica

"O dinheiro investido em imóveis pode render 12% ao ano, mais a valorização do local. O ideal é comprar um imóvel de até R$ 250 mil, em boa localização -imóveis desse tipo costumam ser escassos para aluguel e alcançam rendimentos altos"

JOSÉ AUGUSTO VIANA

presidente do Creci

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.