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Todos por um

Moradores se organizam pela internet e conseguem descontos para a fase de acabamento de seus apartamentos

Lucas Lima/Folhapress
Marcio Morelli (centro) liderou grupo de compras coletivas com vizinhos de condomínio na zona oeste de SP
Marcio Morelli (centro) liderou grupo de compras coletivas com vizinhos de condomínio na zona oeste de SP

MARIA CECILIA MACIEL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem compra produtos ou contrata serviços hoje sem consultar a internet pode perder ótimas oportunidades.

Graças à união de grupos de pessoas com interesses comuns em compras coletivas, empresas dos mais variados segmentos conseguem oferecer descontos que vão de 15% a 70% sobre o valor real de seus produtos.

A tendência de consumo coletivo já chegou aos donos de imóveis, que passaram a se reunir para incrementar suas casas, especialmente na fase de acabamento da obra.

É nessa etapa final, quando os apartamentos são entregues "pelados", que o dinheiro costuma ser mais escasso.

"Na fase de entrega das chaves, os custos com acabamento do imóvel muitas vezes foram subestimados pelos proprietários", diz Mariana Alvez, advogada do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

"Por essa razão, a compra feita por um grupo de moradores facilita a obtenção de descontos mais significativos em lojas, se comparados aos oferecidos em uma compra individual", completa.

Buscando economia, grupos de proprietários formam times independentes, articulando-se pela internet ou participando de sites especializados em compras coletivas voltadas para casa, construção e reforma.

A economia é significativa. "Conseguimos economizar cerca de R$ 2.500 comprando gesso, box e outros produtos", diz o professor de tênis Marcio Morelli, que formou um grupo no condomínio onde mora, na Água Branca (zona oeste de São Paulo).

Na outra ponta, empresas fornecedoras também elencam vantagens. Elas ganham no volume de pedidos, podendo amealhar centenas de clientes de um único imóvel.

"Isso facilita a logística", diz Josy Candido, proprietária da Gesso DiBrasil. O boca a boca também cresce rapidamente. "Se o cliente fica satisfeito, gera muito retorno, pois indica o trabalho para uma infinidade de pessoas nas redes sociais."

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