Índice geral Imóveis
Imóveis
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

A partilha

Compra fracionada permite dividir imóvel de luxo entre vários proprietários

Ana Lee/Folhapress
Sílvio Sartini e Gladis Zenkner na casa que compraram com outros 11 proprietários em Itacaré, na Bahia
Sílvio Sartini e Gladis Zenkner na casa que compraram com outros 11 proprietários em Itacaré, na Bahia

JULIA BENVENUTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Comprar uma casa na praia ou no campo é a realização de um desejo. Mas, em muitos casos, acaba virando um problema: o lugar é frequentado poucas vezes por ano, mas as contas de despesas com manutenção se acumulam todo mês.

Um novo conceito de comercialização imobiliária tenta reverter o prejuízo ao permitir a aquisição de um bem por meio de um sistema fracionado de compra.

O modelo possibilita que um grupo de pessoas adquira cotas iguais de um imóvel -geralmente, de luxo, em lugares paradisíacos como a Costa do Sauípe, na Bahia.

Na prática, um imóvel de R$ 2 milhões é vendido em frações que custam a partir de R$ 166 mil -o valor pode variar, já que a unidade costuma ser dividida por, no mínimo, oito pessoas e, no máximo, por doze.

Cada proprietário fica com uma cópia da escritura do imóvel e tem o direito de passar de duas a cinco semanas no local por ano.

O período para desfrutar do bem deve ser agendado com antecedência. Em alta temporada, como Natal, Ano- Novo e feriados, há um rodízio entre os condôminos pela preferência do uso.

Para Franklin Mira, diretor da Odebrecht Realizações Imobiliárias, que comercializa imóveis nesse sistema, a aceitação do modelo de vendas no país está relacionada a uma mudança no perfil do comprador, que procura por imóveis com uma boa relação custo/benefício.

"As pessoas buscam cada vez mais investir em bens inteligentes. No caso das propriedades fracionadas, o principal atrativo é que todas as despesas com manutenção, segurança e taxas são repartidas entre os proprietários", afirma.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.