São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

mude!

De volta à natureza

Piso e azulejo que imitam madeira, mármore e pedra são as vedetes do Cersaie, salão internacional da cerâmica que termina hoje em Bolonha, na Itália

CRISTIANE CAPUCHINHO
ENVIADA ESPECIAL A BOLONHA

Madeira, mármore e pedra foram destaques no Cersaie deste ano. Ainda se trata de um salão internacional de cerâmica, mas pisos e azulejos entraram no mundo da impressão digital, testando os limites da representação.
A impressão por tinta a jato, já vista em março passado na Revestir de São Paulo, permite representações fiéis até em peças com relevo.
A "madeira" de cerâmica ganhou detalhamento de veios e de nós. O porcelanato de "ardósia" tem o relevo da pedra retirada em camadas. A versão do mármore possibilita desenhos grandes sem repetir a padronagem.
A brincadeira está em imitar a matéria natural agregando as qualidades do revestimento cerâmico. Que tal o chão do banheiro de imbuia? A reprodução facilita essa opção, pois a cerâmica não tem problemas com umidade e é mais fácil de limpar.

FININHO
Com modelos em placas finas, chegando a três milímetros de espessura, a cerâmica pode ser aplicada em móveis.
A fabricante espanhola Inalco apresentou uma casa com portas revestidas de cerâmica. Eis a confusão: uma parede com acabamento de cerâmica que imita madeira e uma porta coberta de porcelanato. Na dúvida, só tateando para descobrir que o material é cerâmico e acetinado.

MENOS BRILHO
Porcelanatos que imitam papel de parede aumentam a sensação de conforto do lar. Mesmo de perto há a textura de tecido, apesar da frieza.
Para os olhos, há muito menos brilho em relação ao que estávamos habituados: boa parte das peças apareceu na versão fosca.
A decoração volta-se ao detalhe. Em uma parede de porcelanato branco mate, a graça está nas aplicações peroladas. Peças brilhantes e foscas formam quebra-cabeças -se todas as peças ofuscam, nada se destaca.

BANHEIRO RELAXANTE
Paredes, gabinetes e até cubas vestidas de bege, marrom e cinza transformaram banheiros em spas caseiros. "Nude", bege, goiaba, "camelo" e grafite foram as cores mais vistas. Aqui e ali, toques de turquesa e bordô, combinados com o cinza ou o bege.
Também o verde cítrico deu as caras, mas este não é mesmo um ano de cores.


A jornalista viajou a convite da Eliane


Texto Anterior: Por que alugar?
Próximo Texto: Empresas do Brasil adotam tendência global
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.