São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2010

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Empresas do Brasil adotam tendência global

DA ENVIADA A BOLONHA

Três empresas brasileiras -número menor em relação a 2009- apresentaram-se com estandes próprios no Cersaie: Ceusa, Cecrisa (com sua marca Portinari) e Eliane.
Alinhadas com o mercado internacional, elas também mostraram produtos feitos com impressão digital.
Na feira brasileira Revestir, realizada em março passado em São Paulo, as indústrias detinham essa nova tecnologia havia poucos meses. Agora ainda tentam descobrir suas potencialidades.
A Eliane apresentou pré-lançamentos de reproduções de mármore, pedra e madeira para avaliar a reação dos clientes estrangeiros antes de iniciar a produção. Os modelos estão em fase de teste.
"As peças para área externa estão sendo mais valorizadas neste ano. Com pouco espaço, aumenta a preocupação com a decoração da varanda", considera Eduardo Ponciano, designer de produtos da Eliane.
A Portinari ampliou seu portfólio desde a exibição brasileira e levou na bagagem outras três linhas de alta definição. A que gerou mais interesse foi a Innova, série que imita fibras e produtos naturais, como os relevos de buriti, juta, coco e couro.
"A tendência é aumentar as opções de personalização dos ambientes. Os revestimentos misturam peças brilhantes e fibra natural", aponta Marilene Daltoé, gerente de desenvolvimento de produtos da Cecrisa.
A Ceusa levou versões de quartzito (série Quartz), mármore (Marble) e madeira (Extint), além de painéis feitos a partir de fotos. (CC)


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