São Paulo, domingo, 05 de novembro de 2006

Próximo Texto | Índice

Pregão do IPTU

Créditos para abatimento do imposto são vendidos pela internet

Renato Stockler/Folha Imagem
O bancário Liao Yu Chieh quer usar notas fiscais para reduzir os R$ 6.000 de imposto que paga todo ano


DÉBORA FANTINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Muitos paulistanos desconhecem uma equação que pode deixar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) mais barato a partir de 2007.
Some despesas com a casa, como encanador, pintor e decorador. Adicione gastos com cabeleireiro, escola, academia, revelação de fotos, estacionamento de shopping center e outros serviços. Agora, subtraia parte do total do valor do imposto do seu imóvel.
Essa matemática é possível porque a Prefeitura de São Paulo permite que o contribuinte desconte do IPTU uma parte de outro tributo, o ISS (Imposto Sobre Serviços).
Os créditos poderão ser usados no pagamento do IPTU de qualquer imóvel da cidade de São Paulo e são válidos por até cinco anos.

Paralelo
A boa notícia para quem paga aluguel ou tem um gasto muito elevado com o imposto é o surgimento de um "câmbio paralelo" dos créditos. Já existe até um site especializado na transação (leia na pág. 2).
Assim, quem é isento do IPTU ou não tem imóvel -caso de inquilinos- também pode usar a vantagem fiscal a seu favor, cedendo ou até mesmo vendendo os créditos.
Locatários, por exemplo, podem passar seus créditos para o proprietário em troca de descontos no aluguel.
No último dia 31 de outubro, venceu o prazo para acumulação de créditos que gerarão desconto em 2007. Os donos dos créditos devem indicar os imóveis que irão beneficiar no site www.prefeitura.sp.gov.br/nfe até 30/11.


Próximo Texto: Pregão do IPTU: Paralelo opera com o aval da prefeitura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.