São Paulo, domingo, 07 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONDOMÍNIO

Despesas com mão-de-obra são as maiores; vigilância eletrônica e torneiras econômicas fazem diferença

Vilã dos custos, folha de pagamento tem como ser reduzida

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Tarifas de água e luz mais caras. Aumento da alíquota da Cofins, que encarece os serviços dos fornecedores. Reajustes de remuneração de mão-de-obra. Se os condomínios são ""metralhados" com aumentos de custos, só resta aos condôminos e administradores buscar medidas econômicas para minimizar as despesas ordinárias.
"Pequenas providências, juntas, produzem um grande resultado", afirma Rodrigo Matias, 27, diretor da administradora Matias. Assim, vale desde a adoção da manutenção preventiva até a colocação de registros redutores de vazão nas torneiras.
Mas a grande vilã dos condomínios, mesmo, é a folha de pagamento. "É preciso ponderar se não dá para terceirizar parte dos serviços, por exemplo", sugere Renata Tasso, 42, gerente de atendimento da Lello, administradora que tem um programa especial de redução de despesas nos condomínios. "Ou pensar na adoção de uma portaria eletrônica, que permite ao próprio condômino ver quem chegou", explica.
Manutenção, sobretudo a de elevadores, é outro item que engorda o rol de gastos. "Existem contratos muito antigos, que podem ser renegociados", explica Tasso. "Ás vezes, é até melhor mudar a prestadora do serviço. O mercado dispõe de boas opções fora os fabricantes", orienta.
Matias atenta para a importância da conscientização dos moradores. "Senão o processo não alavanca. É preciso atingir cada morador em sua própria realidade. Por exemplo: a cobrança individual de água deve ser sugerida para quem mora sozinho e tem de pagar a mesma conta de uma grande família." (EDSON VALENTE)


Texto Anterior: Mercado: Condomínio custa 39% menos que aluguel
Próximo Texto: Pré-lançamentos - Itaim-Bibi: "Chácara urbana" oferece unidades de 92 m2 a 250 m2
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.