São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2009

Próximo Texto | Índice

Locação da república

Nomes de todos os estudantes que moram no imóvel devem estar no contrato de aluguel

Eduardo Anizelli/Folha Imagem
Nathalie Albieri Laureano e Mirella Lopes dividem apartamento com mais duas estudantes

CRISTIANE CAPUCHINHO
MARIANA DESIMONE

DA REPORTAGEM LOCAL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


Em latim, república é "res publica", "coisa pública". Em português, significa também moradia dividida entre estudantes. Mas, na linguagem do mercado de locação, a "tradução" do termo está mais para cuidado ou problema.
Depois de enfrentar o vestibular e o trote na matrícula -a da USP (Universidade de São Paulo) começa amanhã-, o desafio dos calouros que chegam de outras cidades ou Estados é encontrar um imóvel para alugar em grupo, com o objetivo de dividir despesas.
"Devido à deterioração do imóvel, tem proprietário que não gosta de alugar para estudantes", explica Marcelo Ferreira, administrador da imobiliária Alegria Imóveis, do Butantã (zona oeste de São Paulo).
Casos como o do estudante de Lazer e Turismo da USP Leste Daniel Guerreiro, 21, não são raros. Ele e um colega já haviam até escolhido um imóvel. "Depois que mencionamos a palavra "república", ficou tudo mais difícil", conta.
Mesmo conversando diretamente com o proprietário, Guerreiro não conseguiu alugar o imóvel -e foi morar em uma casa com estudantes onde havia uma vaga.
Lá, o locatário é o pai de um de seus colegas. O contrato não aponta um número máximo de habitantes e nem o nome de todos os moradores.

Perto da faculdade
Essas práticas são condenadas por especialistas. O ideal é o documento listar todos os locatários; se um estudante der lugar a outro, a alteração deverá ser feita no contrato. Outra medida é conhecer o estatuto do prédio.
Para facilitar o acesso à moradia, a dica é procurá-la perto do local de estudo. "Os prédios próximos a faculdades já têm mais esse perfil de receber estudantes", aponta Rodrigo Karpat, da GK administradora.
"É para esses imóveis que encaminhamos os jovens interessados em morar em grupo."


Próximo Texto: Convenção faz exigências a grupos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.