São Paulo, domingo, 8 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DECORAÇÃO 2
Lojas vendem sofás e cadeiras com capas; clientes optam pelo modelo pela facilidade de manutenção
Peça veste móvel em diferentes estações

free-lance para a Folha

Com as promessas de limpeza constante, durabilidade e mudança rápida de visual, as capas para sofás, cadeiras e poltronas estão substituindo os antigos revestimentos fixos -presos à peça- e ganhando a preferência de uma parcela significativa de clientes.
Mesmo encarecendo o móvel em até 30%, se comparadas aos revestimentos fixos, as capas são uma boa alternativa para quem quer trocar o tecido, mudar o modelo ou a cor da peça ou simplesmente proteger o revestimento.
Essas peças são fabricadas pelas lojas a partir de moldes próprios para cada modelo e são vendidas juntamente com os móveis. Por baixo delas existe um revestimento fixo, menos nobre, de algodão, mas de acabamento razoável.

Nova sala
A arquiteta Brunete Fraccaroli acredita que essa preferência é consequência do visual que a capa proporciona. "Ela pode perfeitamente substituir o revestimento original do sofá, protegendo o tecido e, ao mesmo tempo, mudando o visual da casa", afirma.
Brunete fala por experiência própria. Em sua casa, a arquiteta tem sofás e poltronas pretas, feitas de couro e veludo. Quando chega o verão, as capas mais claras saem do armário, os quadros e acessórios da sala são trocados, e o ambiente fica mais leve e iluminado.
"Mudo a sala duas vezes por ano, preparando a casa para o verão ou para o inverno. Nesse ponto, as capas me ajudam muito. Já tive floridas, lisas, claras. As últimas são brancas."

Estilo moderno
Segundo Zeco Beraldin, cerca de 80% dos móveis estofados fabricados em sua loja, o Empório Beraldin, em Pinheiros, zona sudoeste de São Paulo, são feitos com capas.
Isso acontece a pedido dos clientes, que preferem um estilo mais moderno de revestimento, mas não abrem mão da durabilidade.
"Como podem ser lavadas, as capas duram mais do que os revestimentos fixos. Além disso, podem ter várias formas e detalhes. São mais modernas."
Entre os compradores, a preferência é quase unânime. "A escolha sempre vai para os tecidos de algodão e linho, nas cores cru e branco. Alguns ainda ficam com os tons de bege, mas são poucos."
Na Formatex, outra loja especializada em revestimentos de móveis, os tons mais claros também têm a preferência. Mesmo assim, a loja mantém em seu estoque tecidos nas cores vinho, vermelho, marrom, ferrugem e azul.

Lona
Na mesma loja também podem ser encontradas capas ajustáveis que servem para poltronas e sofás de dois ou três lugares.
São feitas de lona amaciada e custam entre R$ 140 e R$ 220. Mais em conta, essas capas são presas por laços e têm a aparência de uma capa fabricada sob medida.
Como as capas não são vendidas separadamente dos móveis, a opção para quem já tem uma peça é contratar um tapeceiro para fazer um revestimento sob medida. As lojas não fazem esse trabalho e apenas revestem móveis próprios, já adquiridos no local. (MoF)

Onde encontrar:
Artefacto: (011) 3061-5855
Empório Beraldin: (011) 210-8522
Edith Diesendruck: (011) 814-4644
Formatex: (011) 280- 7422




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.