São Paulo, domingo, 09 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Plugue de 3 pinos requer troca de tomadas

Uso de adaptador não é indicado pelo Inmetro porque ele aumenta o risco de choque

JULIANA CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Desde o dia 1º, plugues e tomadas passaram a ser vendidos obedecendo a um novo padrão, o de três pinos.
Esse novo formato evita choques causados pelo contato acidental do dedo com partes já energizadas dos pinos -a tomada em formato de poço e sextavada tem conexão perfeita com o plugue.
Para casar novos aparelhos às tomadas de dois pinos, não é boa ideia usar adaptadores, pois eles não são seguros contra choques, segundo especialistas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
O ideal, para aumentar a segurança, é trocar tomadas e mesmo plugues de aparelhos comprados no exterior.
O terceiro pino do adaptador faz o papel de fio terra, mas ele só terá essa função se a edificação for aterrada -desde 2006, a lei federal nº 11.337 obriga todas as novas construções a ter aterramento nas instalações elétricas.
A vantagem do novo padrão é oferecer mais segurança mesmo para quem mora em imóveis não aterrados, sobretudo no manuseio de equipamentos que consomem mais energia elétrica -refrigerador, ar-condicionado, micro-ondas e máquina de lavar- e já possuem plugues de três pinos.
O objetivo da mudança é reduzir o número de mortes por falhas nas instalações elétricas -em média 1.500 por ano, segundo o SUS (Sistema Único de Saúde)- e incêndios por curto-circuito -mil por ano, em média, no Estado de São Paulo, segundo o Corpo de Bombeiros.


Texto Anterior: Mude!: Nova luz
Próximo Texto: Dúvidas mais frequentes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.