São Paulo, domingo, 09 de maio de 2010

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ELEVADOR EM REFORMA

Má conservação dá multa a condomínio

Relação de prestadoras de serviço habilitadas pelo Contru pode ser pesquisada no site da prefeitura

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ao optar por uma empresa de manutenção ou para a modernização do elevador, é preciso checar se ela está qualificada para realizar o serviço.
"No site da prefeitura [www.prefeitura.sp.gov.br], na Secretaria Municipal de Controle Urbano, é possível checar quais as empresas habilitadas e a legislação sobre elevadores em vigor", diz o engenheiro Vagner Monfardini Pasotti, do Contru.
Ele orienta que é preciso assinar um contrato detalhado com as especificações do tipo de serviço a ser prestado.
Pasotti lembra que, além de fazer a manutenção mensal, a empresa conservadora deve enviar ao Contru o RIA (Relatório de Inspeção Anual) com o resultado das vistorias, para o condomínio não ser penalizado com multa de uma a dez UFMs (Unidade Fiscal do Município; de R$ 96,33 a R$ 963,30).
O investimento em uma modernização, que deve ser aprovado em assembleia de moradores, depende de uma avaliação dos equipamentos, da necessidade e da disponibilidade financeira de cada condomínio.
Pode envolver desde um novo revestimento de cabine até a implementação de uma tecnologia como a biometria, em que as pessoas cadastram suas impressões digitais para ter permissão de acesso aos andares.
"Na cabine do elevador, o usuário coloca o dedo em uma unidade leitora digital para ser identificado", detalha Francisco Bosco, diretor da Atlas Schindler. "A botoeira da cabine irá liberar os andares aos quais ele tem acesso."
Uma reforma estética pode ser requisitada mesmo se o equipamento é novo. "Se a construtora entregou o elevador sem espelho e com piso vinílico, o condomínio pode contratar uma empresa para a instalação de um espelho e de piso de granito", exemplifica Bosco.

Segurança
Sobre a segurança do equipamento, Francisco Valente, diretor da Mundo do Elevador (empresa de projeto e instalação de elevadores), diz que aparelhos fabricados após 2000, com base na norma NM 207 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), não precisam ser modernizados, "a menos que uma avaliação de risco assim o determine".
A cidade de São Paulo tem 60.051 elevadores que fazem 4,3 trilhões de viagens por ano, segundo o Seciesp (sindicato de empresas de elevadores). (RM)

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