São Paulo, domingo, 09 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vício oculto dá prazo de reclamação

DA REPORTAGEM LOCAL

Imóvel entregue, ainda é necessária a atenção aos vícios ocultos, problemas só detectados com o uso -como vazamentos- e que devem ser relatados em até 90 dias após a constatação.
O contato deve ser formal, por carta com aviso de recebimento, sentencia Maíra Feltrín, do Idec. O prazo para descobrir o defeito é longo, desde que ele tenha origem na construção: pelo Código Civil, a parte estrutural deve ser garantida pela construtora por cinco anos.
"A empresa tem de mandar um técnico para verificar a falha", diz Renata Reis, do Procon-SP. Em condomínios novos, há ainda a vistoria da área comum, a cargo do síndico e de seus conselheiros.
Se não há um engenheiro ou arquiteto entre os moradores, um profissional pode ser contratado para ajudar em pontos de dúvida, como a impermeabilização da piscina. Sua hora técnica custa R$ 180, segundo o Ibape-SP (instituto de avaliações e perícias de engenharia). (CC)


Texto Anterior: Falhas podem ser deduzidas do valor pago pelo bem
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.