São Paulo, domingo, 12 de junho de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Linhas de crédito para reforma permitem pagar até a decoração

Bancos oferecem financiamentos em até 180 meses e taxas de juros a partir de 5% ao ano

Compra dos materiais de construção pode ser feita durante 6 meses antes do pagamento das primeiras parcelas

Rodrigo Capote/Folhapress
Elisangela, 30, e Ronaldo Batista, 32, compraram os móveis de seu apartamento na zona oeste com crédito do Construcard

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não é só quem compra imóvel que tem direito a financiamentos com linhas especiais. Os bancos oferecem crédito específico para construção e reforma que permite parcelar a compra de materiais, itens de decoração e até mão de obra.
Vão desde crédito para pequenas compras, a partir de R$ 70, até o valor de 50% de avaliação do imóvel. As taxas variam de 5% ao ano até 2,86% ao mês, com prazos que vão de 12 a 180 meses (veja quadro à pág. 4).
Além de comparar a taxa de juros cobrada, o comprador deve estar atento ao modo como poderá utilizar o dinheiro emprestado. Em alguns casos, o valor é aprovado e o contratante pode distribuir o uso do montante conforme suas necessidades, como as linhas do Bradesco e do Santander.
Em outros, o dinheiro tem prazo para ser utilizado e só pode ser gasto em lojas conveniadas com o serviço ""caso do Construcard da Caixa Econômica Federal.
Desde abril, o Itaú também oferece um cartão para construção. A diferença é que seu produto pode ser usado em qualquer loja do ramo que aceite a bandeira Mastercard de cartão, inclusive para compra de itens de decoração.
Para fazer um bom uso do crédito, o ideal é que seu valor total esteja previsto desde o início da obra.
Na hora de escolher o tipo de financiamento, o consultor financeiro Fabiano Calil recomenda avaliar o orçamento disponível.
"Primeiro, veja a parcela que pode pagar e depois o que precisa gastar. Só então considere prazo, garantias e taxas."
Quanto menores o prazo de pagamento e a taxa de juros, melhor. (LÍGIA SANCHEZ)


Próximo Texto: Plano deve deixar 15% para imprevistos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.