São Paulo, domingo, 14 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Núcleo divulga alerta de bolha imobiliária

Professor da Poli-USP acredita que construtoras subiram preços para reverter balanço

CRISTIANE CAPUCHINHO
EDITORA-ASSISTENTE DE IMÓVEIS

O Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo publicou no final de julho um alerta de bolha imobiliária. De acordo com o relatório, se até o final de 2010 a alta de preços de residenciais se justificava pelo crescimento dos custos, a valorização que os imóveis apresentaram em 2011 está descolada de explicações estruturais.
Para o professor João da Rocha Lima, coordenador do núcleo, o aumento não é resultado da especulação de compradores. É uma espécie de teste de limites realizado pelas construtoras. "O mercado tende a testar limites. Os vendedores vêm de balanços ruins, por questões internas", afirma.
Ao aumentar os preços de venda na planta para que seja possível suprir erros de orçamentos e problemas conjunturais durante a construção, os vendedores veem a possibilidade de comercializar por valores mais altos.
"Já que estou fazendo preços mais confortáveis, por que não testar mais um pouco? Se não passa, tenho margem para recuo", completa.
Apesar do alerta para a formação de preços inadequados, Lima é enfático em negar que possamos ter uma crise como a estado-unidense.
"O caso brasileiro é muito diferente do americano. Lá havia crédito de 110% do valor do imóvel. O crédito no Brasil é absolutamente responsável", ressalta.

Confira entrevista com João da Rocha Lima
www.folha.com/no958373


Texto Anterior: Preços de vizinhos do Itaquerão devem cair
Próximo Texto: Compromisso de venda evita cancelamentos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.