São Paulo, domingo, 15 de maio de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Acompanhamento de obra inclui vídeos na rede e SMS no celular

Muitas empresas abrem conteúdo com imagens do canteiro mesmo para quem não é cliente

Nem sempre dados são correspondentes à realidade, mas podem ser usados como prova em processo judicial

Alessandro Shinoda/Folhapress
A entrega do apartamento cuja obra Luiz Gustavo Armani acompanhou pelo site da construtora está atrasada

MARIA APARECIDA SILVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com os frequentes atrasos na entrega de imóvel adquirido na planta (em fase de projeto), construtoras e incorporadoras têm se preocupado mais em informar ao comprador, durante a construção, em que pé estão as obras do empreendimento.
Para acompanhar a edificação, o melhor caminho é o virtual. Os sites das empresas mapeiam os trabalhos no canteiro por meio de fotos, gráficos e vídeos. Visitas presenciais devem ser agendadas e nem sempre são permitidas, a não ser quando o imóvel fica pronto e é feita a inspeção para receber as chaves.
No caso de construtoras focadas em lançamentos de alto e médio padrões, como Cyrela, Gafisa e Tecnisa, geralmente a página eletrônica principal possui a opção "Acompanhe a sua obra", de consulta aberta a qualquer usuário. O conteúdo costuma ser atualizado mensalmente. Informações sobre a etapa em que se encontra a construção também são fornecidas por SMS, e-mail e telefone.
Em projetos de apartamentos mais baratos, o acompanhamento em geral é restrito aos compradores das unidades. Na MRV, é necessário fazer um cadastro na área de relacionamento com o cliente para ver fotos atualizadas a cada três meses. A Tenda ainda não tem acompanhamento on-line, mas promete lançá-lo em junho.
Porém, algumas informações publicadas nos sites, como datas de previsão de entrega e quanto de cada etapa da obra foi concluído, nem sempre correspondem à realidade ""mas servem como prova em processos judiciais.


Próximo Texto: Tecnologia é arma contra atraso na obra
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.