São Paulo, domingo, 15 de julho de 2007

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GINÁSTICA ARRÍTMICA

Para incorporador, sala de ginástica exercita marketing

Construtoras entregam 100% dos lançamentos com esse item, mas só um terço dos moradores o utilizam

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Apesar de ter uma sala de ginástica a um elevador de distância, muitos moradores não utilizam esse espaço.
Segundo um levantamento feito pela construtora Company, cerca de 30% dos compradores de seus apartamentos fazem uso desse item de lazer.
Ivone Zucon de Oliveira, 59, admite que prefere caminhar ao ar livre, mas diz que não deixa de usar a esteira.
"Meu rendimento é melhor quando faço exercício no parque, mas, se tenho pouco tempo, a sala de ginástica é mais prática", conta.
Do lado dos incorporadores, porém, a porcentagem de uso do fitness, não propriamente para exercitar o corpo, e sim a caixa de ferramentas de marketing, é bem maior.
"A academia é um objeto de consumo dos compradores, mesmo que não a usem", pontua Fábio Romano, 32, gerente de incorporação da Company.
Para o arquiteto Wilson Marchi, esse espaço foi incorporado ao aumento do térreo e à necessidade de incrementar as áreas de lazer. "Há uma busca grande por ele, e é comum que as construtoras entreguem-no pronto e equipado", explica.

Parceria
Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário e Company são exemplos de incorporadoras que constroem salas de ginástica em 100% de seus empreendimentos, independentemente da faixa econômica.
A Company desenha os projetos dos espaços de fitness em parceria com a academia Reebok. "A empresa fornece equipamentos e disponibiliza professores para os condôminos, que podem usar os serviços de personal trainer em sistema pay-per-use (paga quando usa)", afirma Romano.
Uma vez a sala equipada e em funcionamento, o próximo passo é a manutenção dos aparelhos, atribuição do síndico, pela Lei dos Condomínios (4.591/ 64), e que deve ser paga pelos moradores, de acordo com a Lei do Inquilinato (8.245/91).


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