São Paulo, domingo, 16 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procura-se

Aluguel de apartamentos de 1 e 2 quartos deve subir

Especialistas prevêem crescimento de valores nos próximos dois meses

DA REDAÇÃO

A falta de casas e de apartamentos para locação em bairros mais centrais da cidade já provoca um efeito indesejável para aqueles que não pretendem optar pela compra: o aumento dos valores de aluguel.
"A tendência é subirem, devido à baixa oferta", crava Roseli Hernandes, gerente da Lello. "No último mês [agosto], verificamos uma alta ainda pequena, de 0,2% em média, mas ela pode crescer com a falta de produtos. Mas isso não afugenta a clientela que aluga, muito pelo contrário", constata.
Para Ana Paula Pellegrino, da Adbens, teremos um quadro de "provável aumento" dentro de 60 a 90 dias.
Como os construtores investiram pouco em imóveis para a classe média -principalmente de um e de dois quartos- nos últimos anos, dizem os especialistas, há carência desse tipo de produto no mercado.
Como ele passou a ser alvo das incorporações apenas nos últimos dois anos, essa situação "começará a ser resolvida daqui a uns 15 meses", quando muitos dos novos empreendimentos menores terão sido entregues, pontua José Augusto Viana Neto, presidente do Creci-SP (conselho de corretores).

Seis por meia dúzia
Se há problemas com a oferta de locação, as facilidades nas condições de financiamento imobiliário dos bancos constituem um cenário em que o valor da parcela paga no plano de crédito pode ser equivalente ao do aluguel.
"Tudo depende da taxa de juros e do prazo", explica Miguel de Oliveira, vice-presidente da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), que fez cálculos comparativos a pedido da Folha (confira números no quadro).
"Se a opção for de prazos de 20 ou de 30 anos, os valores das parcelas do financiamento e do aluguel serão similares", observa o economista.
"Num prazo mais curto, o valor do financiamento será superior ao do aluguel, mas é bom ressaltar que, nos períodos mais longos, embora as prestações sejam menores, o custo final será muito superior." (EDSON VALENTE)

Texto Anterior: Procura-se
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.