São Paulo, domingo, 18 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"2-dormitórios vende como água"

DA REPORTAGEM LOCAL

A área útil média das casas em condomínios está 44% menor na Grande São Paulo, segundo o Datafolha. Na capital, a maior redução aconteceu entre as casas de dois dormitórios -encolheram 33%, de 100 m2 para 67 m2. Já na região metropolitana, a queda foi exclusiva para as unidades de três dormitórios: 47%, passando de 156 m2 para apenas 83 m2.
Segundo o urbanista Edison Favero, 51, que pesquisa a influência dos condomínios no desenho urbano, "hoje, se o incorporador faz casas de 1.000 m2, não acha comprador". Por outro lado, as de 100 m2 "vendem como água".
Os números comprovam esse fenômeno. Em 2001, os condomínios com casas de dois quartos chegaram a representar 49% do total lançado na capital e 61% na região metropolitana. Há cinco anos, somavam, respectivamente, 31% e 17% dos lançamentos.
"Como qualquer produto imobiliário, existe o do momento, que hoje tem o perfil voltado para compactos", diz Elizabeth Goldfarb, da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura. (CA)


Texto Anterior: Explosão horizontal: Paulistano recupera quintal, mas não se livra dos muros
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.