São Paulo, domingo, 18 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPLOSÃO HORIZONTAL

Índice deixa bem para trás Santo André, Barueri e São Bernardo do Campo; trânsito na Raposo Tavares ainda espanta paulistano

Cotia sedia 16 dos 54 condomínios lançados

NATHALIA BARBOZA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Dos 54 condomínios lançados nos últimos cinco anos na região metropolitana de São Paulo, 16 estão nos domínios do município de Cotia (33 km a oeste), 29,6% do total. O índice deixa bem para trás Santo André, segundo colocado, com 13% (leia quadro abaixo).
Os números refletem o avanço sobretudo do bairro Granja Viana, área do município mais próxima da capital. Mas o mesmo processo começa a acontecer em lotes mais longínquos, que chegam até a vizinha Vargem Grande Paulista, a 46 km ao sul de São Paulo.
"Os terrenos são mais baratos nessas regiões. Dá para ter lotes mais generosos, alamedas mais largas e casas de verdade, com conforto e lazer", explica Rogério Santos, diretor da imobiliária Abyara, que vendeu o Villanova.
A concentração de escolas, supermercados, restaurantes e outros estabelecimentos de serviços e comércio -ainda um ponto fraco no município- à beira da rodovia Raposo Tavares também dá uma pista de que o movimento do paulistano é rumo ao interior.
Potenciais compradores, o casal Francisco Silva, 41, e Gisela Argentin, 38, visitou os plantões de vendas no último final de semana. "Dentro de São Paulo, são raros os condomínios de casas com preços que não sejam absurdos."
"Mas a malha viária, definitivamente, é um problema", constatou Argentin. Como outras famílias, ela enfrentou o congestionamento típico do trecho urbano da Raposo Tavares, no km 33, onde há uma sequência de lombadas.
"O potencial da região é gigantesco, sobretudo pelos benefícios que virão com a conclusão do Rodoanel", prevê Tomás Salles, diretor da imobiliária Lopes, que comercializa dois condomínios em Cotia.


Texto Anterior: Condomínio: Administrar casas dá menos dor de cabeça
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.