São Paulo, domingo, 18 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moradia pode limitar a realidade

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Após analisar os prós e contras de morar em um condomínio de casas, muitos pais se perguntam: ""Esse tipo de moradia pode limitar a realidade e confundir-se com um mundo à parte"? Sim, respondem educadores e sociólogos.
Conviver com pessoas de igual nível socioeconômico, que têm aspirações e interesses semelhantes, impede que o pequeno morador sinta as diferenças existentes na sociedade, causando problemas de relacionamento e rejeição.
"Muitas vezes, esse pequeno morador tem dificuldade em lidar com estranhos e com pessoas vindas de fora do núcleo segregado", afirma a socióloga da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Ana Mércia Silva Roberts.
A professora da faculdade de Educação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica) Maria Ângela Barbato Carneiro compartilha a opinião. "O enleio acontece por causa da existência de regras próprias em cada condomínio: quando crianças ou adolescentes se deparam com as leis da sociedade, não sabem qual respeitar."
Para Ana Bock, presidente do Conselho Regional de Psicologia, a vivência em condomínios fechados estimula a iniciativa e a independência: "Os pais têm mais controle sobre os filhos e deixam eles à vontade".(LARA SCHULZE)

Texto Anterior: Adolescentes acabam com tédio de dona-de-casa
Próximo Texto: "Popularização" derruba preço do m2
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.