São Paulo, domingo, 21 de março de 2010

Próximo Texto | Índice

O valor da troca

Construtoras encarecem acabamentos personalizados de imóvel comprado na planta

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

É muito comum ouvir de quem busca a casa própria frases como "quero um apartamento com a minha cara". Na compra de um imóvel na planta, uma parte importante dessa identificação poderá ficar comprometida se não for dada a devida importância aos acabamentos que finalizam a obra.
Hoje é comum construtoras e incorporadoras flexibilizarem a escolha de acabamentos e revestimentos (leia mais à pág. 6). Mas, antes de optar pela personalização dos itens, é preciso considerar restrições, prazos e gastos extras envolvidos.
Para Mercia Semensato, professora da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), "as construtoras ainda oferecem pacotes engessados e acessíveis só para edifícios de médio e alto padrão, cujos proprietários não se incomodam de pagar mais caro e receber o serviço pronto".
A publicitária Carla Durante, 44, afirma que o orçamento da construtora para os pisos de sala e quartos do apartamento que comprou no Brooklin (zona oeste) foi 30% mais caro que a cotação que fez por conta própria. "Eles dão a opção de fazer o acabamento como o proprietário quer, mas cobram bem mais caro que a média do mercado", avalia.
A publicitária sugere aos compradores que não se empolguem com o imóvel decorado do estande de vendas, pois o material empregado nele é o da opção mais cara de acabamento. "O azulejo com textura da cozinha não é o standard que vai ser instalado nas unidades."
"O mesmo serviço pode custar [no mercado] metade do preço [cobrado pela construtora], com a mesma garantia", frisa João Djanikian Filho, gerente da 3D Engenharia.
Mauricio Bianchi, vice-presidente do SindusCon-SP (sindicato de construtoras), ressalta que o encarecimento se deve a uma taxa de serviço cobrada pelas empresas. "Precisam focar em qualidade e produtividade para realizá-lo", reforça.
Antes de fechar negócio, o comprador deve ler atentamente o memorial descritivo do imóvel. É com base nele que poderão ser reclamadas não conformidades de acabamento no bem pronto.
É exigência do Código de Obras e Edificações do Município de São Paulo que a construção obedeça ao especificado no projeto, condição para o empreendimento ter o habite-se (autorização de ocupação).

Prazo
As vantagens de personalizar acabamentos com a construtora são evitar quebradeira após a entrega e obter a garantia da empresa pelo serviço. Mas é preciso respeitar prazos indicados para solicitar mudanças.
"[As solicitações] devem acontecer no início da construção, pois os serviços de execução e as compras dos materiais seguem um só cronograma", especifica Valéria Guimarães, gerente da Cyrela.
"Como a construtora tem que dar garantia e prestar assistência técnica em caso de defeitos, alguns materiais não são aceitos, como madeira de espessura muito fina", cita.


Próximo Texto: Kits são opção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.