São Paulo, domingo, 21 de agosto de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Defeito de construção causa ruído no edifício

Por serem mais finas, paredes de 'dry wall' requerem manta acústica

Comprador que se sentir lesado deverá pedir ressarcimento à incorporadora, uma vez comprovada a falha


ANA PAULA CAMPOS
DO "AGORA"

Quem mora em prédio compartilha o incômodo do barulho. Porém, um defeito na construção pode ser o responsável pelo problema.
"Há 20 anos, imóveis eram feitos com paredes e lajes grossas. Essas estruturas passaram a ser cada vez mais finas, prejudicando o isolamento acústico", explica o arquiteto Marcos Holtz.
Alguns materiais exigem mantas acústicas e técnicas sofisticadas de instalação, caso do "dry wall". "Se ele não tiver uma manta bem colocada, o isolamento será ineficiente", avisa o advogado especialista em ruídos em edificações Waldir Miranda.
Quem acredita estar sendo lesado pode pedir ressarcimento da incorporadora -comprovada a falha na obra.
Carlos Borges, vice-presidente do Secovi-SP (sindicato do setor imobiliário), lembra que a norma 15.575 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estabelece desempenhos acústicos mínimos para as construções.
A dica da arquiteta Mariana Cecchini para reduzir ruídos é "vestir a casa". "Piso frio, mesa com tampo de vidro e ausência de tapete e de cortina propiciam eco."


Próximo Texto: Condomínio em Miami alcança R$ 4.000
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.