São Paulo, domingo, 24 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

mude!

Cada um no seu quadrado

Estantes modulares são indicadas para guardar coleções que vivem aumentando de tamanho; caixas e cestos ajudam a organizar os nichos

Apu Gomes/Folhapress
Denise Delalamo usou o espaço sob a escada para guardar objetos a serem mostrados e os que precisam ser escondidos

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As estantes estão deixando de ser um móvel fixo. Agora elas se mostram bem mais flexíveis para abrigar a coleção de livros e de revistas ou a de porta-retratos que vivem aumentando.
Muitos do modelos à venda permitem comprar módulos adicionais de acordo com a necessidade da casa.
Alguns deles são fixados à parede por um suporte. Na hora da compra, pergunte ao vendedor o peso que cada prateleira ou módulo suporta para não sobrecarregá-los.
Outra escolha importante é a do material. A manutenção das metálicas é mais simples, mas elas podem enferrujar com o tempo, ressalta Ana Fidalgo, professora de design de interiores do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
Para evitar esse contratempo, pergunte ao vendedor se o modelo recebeu tratamento contra ferrugem.
Já as peças de madeira vão pedir novas pinturas, verniz e tratamento contra cupins e fungos -que também pode vir de fábrica.
"Chapas de pínus e de aglomerado se desgastam, principalmente onde ficam encaixes e parafusos, devido ao movimento e ao excesso de peso, e chegam a ficar bambas e tortas", diz a professora do Senac.
Além de prateleiras, caixas e cestos organizam brinquedos e material escolar. Uma dica é agrupar objetos por forma, cor ou tema.

FAÇA VOCÊ MESMO
Comprar os componentes da estante e montá-la em casa gera uma economia de 5% a 20% em relação à montagem da loja -mas tire dúvidas com o vendedor e consulte o manual de instruções.
Marceneiros de fim de semana encontram em "home centers" e lojas como Peg&Faça (www.pegfaca.com.br) e Evolukit (www.evolukit.com.br) prateleiras e peças para criar móveis personalizados.
Fidalgo lembra que "apartamentos novos têm paredes de "dry wall" que não aguentam muito peso e devem ser reforçadas em seu interior, com uma placa de madeira, para receber uma estante fixa". "Quando não é viável esse tipo de obra no gesso, prefira os modelos com pés."


Texto Anterior: Economia começa com redução de horas extras
Próximo Texto: Debaixo da escada
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.