São Paulo, domingo, 26 de maio de 2002

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SEGMENTAÇÃO

Alvo das 1.466 unidades lançadas desde 2000 são desacompanhados que não abrem mão de espaço e conforto

Fernando Moraes/Folha Imagem
SÓ PAGA O QUE USA O jornalista Luís Guilherme Zenga, 42, na lavanderia; na maioria dos lançamentos "single", é oferecido serviço "pay per use"

Mercado investe em apartamento "single"

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Depois de apostar em flats e lofts, o mercado imobiliário de São Paulo passa a oferecer imóveis para um outro tipo de morador que vive desacompanhado: aquele que não abre mão de espaço e conforto e, principalmente, não tem tempo para se preocupar com a organização da casa.
São os chamados apartamentos "single" (solteiro, em inglês), construídos em edifícios que, além de uma infra-estrutura de lazer acima da média, oferecem sistema "pay per use" (o morador só paga os serviços que usa, como entrega de congelados, faxineira e lavanderia, entre 160 opções).
"Queria um prédio com um perfil "single", mas que não fosse um flat", conta o jornalista Luís Guilherme Zenga, 42. "É uma segmentação dentro do segmento", explica Gonzalo Fernandez, 34, diretor de comercialização e marketing do Secovi-SP (sindicato das imobiliárias e construtoras).
A maioria das ofertas é de apartamentos de um ou dois dormitórios (veja na pág. 2), com preços que vão de R$ 49 mil a R$ 335 mil. Outro diferencial são os espaços comuns, quase uma extensão da casa: sala de jantar para 12 pessoas (conhecida como espaço "gourmet") e "home theater", decorados por arquitetos renomados.
Foram os ambientes assinados por João Armentano o que mais impressionou a arquiteta Isabele Frozino Curi Paulo, 29, quando visitou, ainda casada, um lançamento em Higienópolis (região central de São Paulo). Ao se separar, lembrou-se do imóvel. "Fui uma das primeiras moradoras."
O comerciante Waldemir Bonetti, 67, decidiu que era hora de mudar-se para um "single", nos Jardins (zona sul), quando se viu sem empregada e morando num apartamento de 500 m2. "Às terças e sextas, a funcionária pega a roupa suja de manhã e entrega limpa e passada no fim do dia."
Pesquisa da Amaral D'Avila Engenharia de Avaliações mostra que, de 2000 até hoje, foram lançadas 1.466 unidades com esse perfil, e há previsão de mais novidades ainda neste bimestre. "Em junho teremos um edifício com 132 apartamentos na Vila Madalena [zona oeste de São Paulo"", diz Tomás Salles, diretor da imobiliária Lopes. (LEILA ARAÚJO)


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