São Paulo, domingo, 28 de junho de 2009

Próximo Texto | Índice

GALERIA DE HONRA DOS SÍNDICOS

Síndico evolui com gestão clara

Pesquisa mostra que mais da metade desses gestores estão há mais de três anos no posto

MARIANA DESIMONE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se na política e no esporte é comum que mandatários se perpetuem no poder, isso também ocorre em condomínios. Levantamento da administradora Lello mostra que, em 53% dos 1.200 prédios residenciais que gerencia na cidade de São Paulo, os síndicos estão há mais de três mandatos no cargo.
Mas a continuidade é benéfica para a administração do condomínio? Na maioria das vezes, há mais a ganhar do que a perder com um síndico com conhecimento do histórico do prédio, opina Maristela Borges, gerente-geral de condomínios da administradora Adbens.
"Em geral, o síndico proativo continua no cargo, pois promove melhorias e sabe como as coisas funcionam ali. Também sabe como motivar os funcionários. Prédios que mudam muito de gestão não veem seus projetos se finalizarem com tanta rapidez", pontua.
Para Borges, o poder do síndico independe do tempo de gestão: "Se ele não for um bom síndico, mesmo "antigo", não ficará, principalmente se houver alguém interessado na vaga".
O que pode comprometer o trabalho de longo prazo é a falta de clareza na gestão -na prestação de contas, por exemplo.
"Se o responsável pelo prédio não se acomodar e administrar com transparência, não haverá problema nenhum em permanecer por diversos mandatos", observa o diretor de condomínios da administradora Paris, José Roberto Iampolsky.
A arquiteta Maria Pilar Sueiro, 49, síndica há nove anos do prédio em que mora, não se preocupa com a concorrência.
"Aqui ninguém se candidata a síndico, nem por isso eu me acomodo", diz. "Procuro me cobrar para manter todos trabalhando bem, gosto de ver o prédio com a manutenção em dia. Fiz várias melhorias e sempre com transparência. Sei que não sou dona do prédio e que administro o dinheiro de todos."


Próximo Texto: Síndico eterno: Vida longa pede manutenção das relações e do patrimônio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.