São Paulo, domingo, 30 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO

Conheça termos utilizados pelo setor imobiliário

Alienação fiduciária
Transferência do devedor para o credor do domínio de um bem, em garantia de pagamento. O credor conserva o domínio do bem alienado (posse indireta) somente até a liquidação total da dívida.

Amortização
Pagamento periódico das parcelas para amortizar um débito, ou seja, extinguir uma dívida pouco a pouco.

Carteira Hipotecária
Linha de crédito habitacional em que as instituições financeiras utilizam recursos próprios para oferecer o crédito. Como há liberdade na captação, os juros também são livres e costumam variar de 12% a 20%.

Juro
Taxa percentual que incide sobre um valor ou quantia em dinheiro. A taxa nominal é aquela que consta dos contratos. Nos do SFH, por exemplo, a taxa nominal máxima é de 12%. Já a taxa efetiva é a resultante da aplicação periódica do juro previsto na taxa nominal. Por exemplo, a uma taxa nominal de 12% ao ano, a taxa efetiva será de 1% ao mês. Como a aplicação desse percentual é feita mês a mês, juro sobre juro, a taxa total, no final de um ano, não será mais os 12% contratados, e sim 12,68%.

SFH (Sistema Financeiro da Habitação)
Sistema criado em 1964 para captar recursos para a área habitacional e financiar construção e compra da casa própria.

SFI (Sistema Financeiro Imobiliário)
Criado em 1997 pela lei nš 9.514 como alternativa ao SFH e à CH, o sistema autoriza a securitização dos créditos imobiliários e introduz a alienação fiduciária no mercado imobiliário. As prestações são corrigidas, mensalmente, pelo índice fixado em contrato.


Texto Anterior: Opção pelo aluguel é econômica
Próximo Texto: Bancos: Crédito é vantajoso, mas difícil de obter
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.